
Em coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (19), o secretário de saúde do Estado, Nésio Fernandes, afirmou que não terá leitos de UTI no Espírito Santo para atletas em caso de contaminação da Covid-19.
De acordo com o secretário, a melhor alternativa é que os clubes recomendem que os atletas se preservem e fiquem em casa. Após uma reunião com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), junto à Secretaria de Esporte e Lazer, Nésio admitiu aos representantes da entidade que a situação do Estado quando se fala em ocupação de leitos é complexa, sejam nas redes privadas ou públicas. “Se qualquer atleta evoluir em uma condição grave no Estado, nós não teremos leitos para eles nas redes públicas ou privadas”.
Ainda segundo o secretário, a melhor recomendação para o atual momento é que os jogadores mantenham o isolamento social e, assim como os demais, sigam o decreto estadual válido até o dia 31 de março.
“Neste momento, o melhor que os clubes podem fazer com seus atletas é recomendar que eles fiquem em casa com suas famílias durante esta quarentena, se protejam e não se exponham em qualquer tipo de risco. Somente atividades essenciais devem ser preservadas para que consigamos interromper de maneira radical a cadeia de transmissão e reduzir a carga da doença no nosso Estado”.
Vale destacar que o decreto, anunciado pelo Governo Estadual na terça-feira (16) e em vigor desde quinta-feira (18), suspendeu os eventos esportivos. No entanto, ainda são permitidos os treinos das equipes que optarem.