Esportes

Natação se torna motivação contra o câncer para morador de Guarapari

Sebastião Jorge Marques, de 72 anos, mais conhecido como Sessé, conquistou uma medalha de prata na última competição que participou em Florianópolis, mesmo após receber diagnóstico do avanço de um câncer.

Foto: arquivo pessoal
Sebastião participou de uma competição da Fenacef em Florianópolis. 

Para alguns, a água também é local de respiro. Esse é o caso de Sebastião Jorge Marques, de 72 anos, mais conhecido como Sessé, que descobriu na natação a motivação para lutar contra um câncer de próstata, que já está em fase avançada. Recentemente, o morador de Guarapari conquistou medalha de prata em uma competição que participou em Florianópolis, mesmo após ter recebido um diagnóstico oncológico desanimador.

Sebastião foi medalha de prata na categoria 50m Peito Masculino dos jogos da Federação Nacional das Associações de Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal (Fenacef). Mas, por pouco, o sonho não foi interrompido. De acordo com ele, que participa dos jogos desde 2009, este ano foi orientado pelo oncologista a não competir por causa da doença. “Ele me disse que nas minhas condições eu não conseguiria nem treinar, quanto mais competir. Aí eu entrei em contato com o presidente da associação pedindo para cancelar a minha inscrição”, contou.

Porém, Sebastião decidiu permanecer nos jogos após contar com o incentivo de diversos colegas e competidores. O atleta contou que recebeu inúmeras mensagens de apoio e logo começou a se preparar. “Isso me deu uma empolgação enorme, eu até arrumei um personal trainer e me preparei todos os dias durante um mês”, contou. Para o morador de Guarapari, o apoio dos amigos foi fundamental. “Eles me fazem superar as coisas e eu me sinto acolhido, porque é uma motivação muito grande que eu recebo”, destacou.

Foto: arquivo pessoal
O morador de Guarapari foi porta bandeira do Espírito Santo nos jogos.

Além de competir, Sebastião foi escolhido para ser porta bandeira do Espírito Santo nos jogos. O atleta frisou a sensação de representar o estado na cerimônia. “Eu fiquei muito feliz, porque as escolha do porta bandeira é muito concorrida, são muitos critérios. Eu fiquei orgulhoso demais”, disse. Além da natação, Sebastião também participou da prova de corrida.

Sebastião contou que, mesmo com tantas conquistas, a descoberta da natação foi recente. De acordo com ele, o interesse pelo esporte surgiu após tomar conhecimento dos jogos da Fenacef. “Eu queria participar das competições, mas eu não sabia fazer nada, então comecei a fazer aulas de natação para poder competir”, brincou. O atleta relatou que o esporte foi uma das formas de lutar contra o câncer diagnosticado em 2009. “Eu decidi que não iria me deixar abater, que não iria me entregar à doença. No começo eu perdia muito, mas eu fui melhorando com o tempo e agora sempre pego medalha”, destacou.

Sebastião disse que sempre foi envolvido com os esportes. Karatê, Judô, Taekwondo, esses são algumas das atividades praticadas pelo atleta ao longo da vida. “Eu tive que me afastar das artes marciais, porque com o tempo meus ossos ficaram muito fragilizados, por isso decidi começar a nadar, porque é um esporte de baixo impacto”, esclareceu. O morador de Guarapari também é tenor em um coral do município. Segundo o atleta, para lidar com tantas atividades e até mesmo com a doença, que já está em fase avançada, adotou um lema de vida. “Eu não posso reclamar nem culpar ninguém. O que acontece na vida da gente é resultado das escolhas que a gente faz”, concluiu.