Neymar rescindiu o seu contrato com o Al-Hilal, que oficializou na noite desta segunda-feira (27) o rompimento do vínculo com o craque. O atacante tem agora o caminho livre para ser jogador do Santos, com o qual assinará acordo curto, somente até junho deste ano, com a possibilidade de esse vínculo ser depois prorrogado até a Copa do Mundo de 2026.
A diretoria do Santos já trabalha para apresentar Neymar na quinta-feira (30), no Pacaembu, em São Paulo (SP). O ídolo deve chegar ao Brasil entre terça e quarta-feira.
Neymar abre mão de milhões
Restam pequenas burocracias para o anúncio oficial da volta de Neymar ao Santos, de onde ele saiu em 2013 para defender o Barcelona.
Os representantes do atacante, incluindo seu pai, tiveram reunião nesta segunda-feira (27) com o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, para adiantar mais algumas questões do contrato.
Para rescindir imediatamente com o Al-Hilal, com quem tinha compromisso até o meio do ano, Neymar abriu mão de parte dos 65 milhões de dólares (aproximadamente R$ 390 milhões) que ainda tinha para receber de salários.
Motivos para o retorno à Vila Belmiro
O regresso de Neymar à Vila Belmiro era questão de tempo e foi acelerado por duas razões principais: a sinceridade do técnico Jorge Jesus, do Al-Hilal, que admitiu que não contava mais com o atacante, e o desejo de o jogador “ser feliz” em sua casa, o Santos.
O clube agiu rápido ao produzir um vídeo, com inteligência artificial, no qual a voz de Pelé elenca as razões pelas quais Neymar deveria retornar à equipe que o lançou para o futebol. O pai do astro se emocionou com a produção.
Grande festa é preparada
O Santos prepara grande festa para ter de volta um dos principais jogadores de sua história e estuda fazer mais de uma apresentação: uma no Pacaembu e outra na Vila Belmiro.
O departamento de marketing do clube trabalha há semanas em conjunto com outros departamento para lançar produtos alusivos à volta de Neymar e turbinar as finanças do clube. Está nos planos o lançamento de uma camisa especial, além de outros itens.
Como Neymar está na parte física
Neymar não joga há dois meses, mas vê a oportunidade de voltar ao Brasil como um recomeço no futebol.
Ele entrou em campo apenas sete vezes com a camisa do Al-Hilal desde agosto de 2023, quando foi contratado pela equipe da Arábia Saudita junto ao PSG. O astro ficou mais de um ano parado após romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em jogo da Seleção Brasileira contra o Uruguai pelas Eliminatórias, em novembro de 2023.
No final de 2024, já recuperado, Neymar participou de dois jogos com o Al-Hilal e somou 42 minutos em campo. Pouco mais de duas semanas depois, teve constatada lesão muscular na coxa direita e ficou afastado por quase dois meses.
Em 30 de dezembro, o atacante participou de amistoso contra o Al Fayha, 17º colocado do Campeonato Saudita, e ajudou o Al-Hilal a vencer por 2 a 0. O camisa 10 fez o gol que abriu o placar, com assistência de Malcom, e participou do segundo gol, ao fazer um corta-luz que ajudou o compatriota a receber a bola para finalizar e ampliar o placar. Desde então, ainda não entrou mais em campo.
Neymar pelo Santos
Já pelo Santos, clube pelo qual se tornou profissional, Neymar fez história.
O craque disputou 225 partidas, entre 2009 e 2013. Foram 136 gols, 64 assistências e seis títulos com a camisa do Peixe.
Títulos de Neymar pelo Santos
- 3 Paulistões (2010, 2011 e 2012)
- 1 Copa do Brasil (2010)
- 1 Libertadores (2011)
- 1 Recopa Sul-Americana (2012)