Esportes

NFL escolhe Neo Química Arena e Brasil vai receber partida em 2024

Estádio do Corinthians vai receber o primeiro oficial da NFL no Brasil. Miami Dolphins é um dos principais interessados em vir ao País

Foto: Divulgação

A National Football League (NFL) anunciou nesta quarta-feira (13) que o Brasil e a Neo Química Arena, o estádio do Corinthians, irão receber partida de futebol americano na próxima temporada regular. A informação já havia sendo antecipada nas últimas semanas, com grande expectativa pelos fãs do esporte. O País venceu a concorrência com Espanha para sediar uma partida já em setembro do próximo ano.

As franquias que virão para o Brasil ainda não estão definidas, mas o Miami Dolphins é um dos principais interessados. É a primeira vez que um país do hemisfério sul recebe uma partida da liga e o anúncio teve a presença, em videochamada, de jornalistas brasileiros selecionados.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Membros da NFL fizeram visitas ao Allianz Parque, Morumbi e Neo Química Arena ao longo de 2023, para entender se os estádios de futebol se encaixam nas necessidades da liga para sediar o evento. O Rio também se apresentou como uma eventual sede, mas perdeu força na disputa com São Paulo. A proximidade do estádio com a estação de metrô Corinthians-Itaquera, além da infraestrutura do local, fizeram com que a liga escolhesse o local como sede.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, esteve presente em Dallas, Texas, para o anúncio oficial.

“Tenho certeza que a NFL acertou por escolher a cidade de São Paulo. Somos o terceiro maior país em fãs do futebol americano e temos 38 milhões de fãs. Após esse jogo, devemos passar o México e se tornar a segunda nação com o maior número de fãs de futebol americano. Temos um público que irá lotar o estádio para se tornar um grande sucesso”, afirmou o prefeito de São Paulo.

O Brasil já era alvo de ações da NFL nos últimos anos. A temporada de 2022 foi um marco para a liga da bola oval. Além do crescimento em números de audiência, com mais de 35 milhões de pessoas tendo contato com a NFL, foi a primeira vez que o esporte teve um evento oficial organizado no Brasil para que os fãs acompanhassem o Super Bowl, que é a final da temporada. O NFL in Brasa recebeu cerca de sete mil pessoas. A segunda edição já foi confirmada para 2024, no Super Bowl 58, e a meta é dobrar o número de visitantes.

“Levar a NFL para novos continentes, países e cidades ao redor do mundo é um elemento importante do nosso plano para seguir crescendo o esporte globalmente. O Brasil se estabeleceu como um mercado-chave para a NFL, e estamos animados para jogar no país pela primeira vez”, contou o comissário da NFL, Roger Goodell.

A ideia da NFL é permanecer no Brasil a longo prazo. A liga já faz investimentos e eventos frequentes no País, com o flag football e outras ativações. No anúncio, foi garantido que a ideia é continuar no Brasil, assim como foi feito na Alemanha, Inglaterra e México ao longo dos anos. A expectativa da liga é que, assim como os Dolphins, outras franquias queiram garantir os direitos da liga no País.