Um catarinense resolveu colocar em prática o sonho de conhecer a costa brasileira e para isso ele saiu de Santa Catarina no dia 27 de janeiro com destino à Belém do Pará remando sua prancha de Stand Up Paddle (SUP). Ele esteve no Espírito Santo e conheceu algumas das belezas da terra.
Paulo Stueber é construtor naval e tem 33 anos. Ele tinha um sonho desde menino de conhecer toda a costa do Brasil, na época, a ideia era realizar o trajeto em um veleiro, mas foi o SUP que possibilitou a concretização deste sonho.
Paulo disse que rema uma média de 8 horas por dia, cerca de 40 km. A estimativa é chegar no destino final até junho do próximo ano. Ele não possui patrocínio para a concretização da jornada, mas a partir do Rio de Janeiro conseguiu um apoio financeiro que cobre um terço da necessidade mensal. Porém, nos locais onde chega sempre conta com a solidariedade da população.
“A maior surpresa veio depois da cidade do Rio de Janeiro, lugares lindos, sensacionais! A cultura do povo capixaba é muito parecida com a dos catarinenses. Fora a geografia que lembro muito”, contou o aventureiro.
Stueber conta com poucos itens durante a expedição, em um saco estanque (impermeável) de 35 litros ele carrega maçãs e barrinhas de cereal, água potável, celular, camisetas, bermudas, um casaco, saco de dormir, lanterna, ferramentas multiuso, itens de higiene pessoal e primeiros socorros.
Para a navegação ele faz uso de cartas náuticas, por meio do celular, utiliza referências visuais naturais ou não. “O mais importante no planejamento da navegação é o vento, mas também interferem a ondulação, variação da maré e as condições do tempo”, contou Paulo Sueber, que deve permanecer em Vitória até o próximo domingo, quando existe a previsão de uma brecha de vento.