Esportes

Nos pênaltis, Real Noroeste elimina o Porto Vitória e chega a 5ª final em seis anos

Merengues contam com a estrela de Neguete para defender dois pênaltis após derrota nos 90 minutos e garantem vaga na decisão, contra Nova Venécia ou Vitória

Foto: Henrique Montovanelli/FES

Virou rotina no Espírito Santo. O Real Noroeste está na final do Capixabão mais uma vez. Pelo terceiro ano consecutivo e pela 5ª vez em seis anos, os Merengues Capixabas chegaram a decisão estadual. 

Nesta quinta-feira (06) a equipe de Águia Branca até perdeu no tempo normal por 1 a 0 para o Porto Vitória, mas na decisão por pênaltis venceu por 3 a 2 e carimbou a vaga em pleno Kleber Andrade.

Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Após vencer o primeiro jogo por 2 a 1, na última semana, em Águia Branca, o time merengue jogava pelo empate para avançar à decisão nos 90 minutos. Porém, ainda sim criaram boas oportunidades no primeiro tempo de ampliar a vantagem, mas pararam na trave e no goleiro Jordan.

Por outro lado, o Porto Vitória, aos 35 da etapa inicial, quando encontrou espaço para contra-atacar, foi fatal. Jarles Baiano partiu em velocidade e deu passe açucarado para Edinho bater no contrapé de Neguete e marcar.

LEIA TAMBÉM: Cleveland Cavaliers firma parceria com Saldanha com investimento de R$ 400 mil

Pênaltis

Após um segundo tempo aberto, mas sem inspiração na pontaria das equipes, a decisão da vaga na final foi para os pênaltis. Os Merengues mostraram frieza na marca da cal, convertendo as três primeiras cobranças com Juninho Potiguar, Balbino e Piauí. 

Já o Porto Vitória converteu apenas a primeira com Wesley, e viu Neto isolar e Guilherme parar em Neguete.

Gianlucas ainda converteu para a Força Verde e Jordan defendeu o pênalti de Alysson Caucaia, deixando ainda o torcedor do Porto com esperanças. Porém, na última cobrança do time da Grande Vitória, Neguete fez grande defesa no pênalti de Edinho e carimbou a vaga merengue na decisão do Capixabão mais uma vez.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Surfista capixaba agride atleta americana em praia da Indonésia

Vaga na Copa do Brasil

Além da vaga na grande final e a oportunidade do tricampeonato consecutivo, feito que somente o Serra conquistou neste século, o torcedor merengue tem mais um motivo para comemorar. Com a classificação à decisão, o Real Noroeste garantiu uma vaga na Copa do Brasil 2024.

De acordo com o regulamento, o campeão e vice do Capixabão 2023 garantem vaga na próxima edição da competição nacional. Caso conquiste o título, os Merengues Capixabas também se classificam para a Copa Verde e Série D da próxima temporada. 

Neste ano, a equipe de Águia Branca também participou do torneio, mas acabou se despedindo ainda na primeira fase após empatar com o Vila Nova-GO por 1 a 1, em casa, sendo eliminada devido ao regulamento da competição.

LEIA TAMBÉM: Velejadores capixabas representam o país em competições internacionais

Adversário na final

O rival do Real Noroeste na decisão do Capixabão 2023 será conhecido no próximo sábado (08), às 15 horas, na partida de volta da outra semifinal do Estadual. 

No duelo de ida, o Nova Venécia venceu o Vitória por 3 a 1 e tem a boa vantagem de poder perder até por um gol de diferença para chegar até a final, que seria a primeira de sua curta história.

Mas o Alvianil vai contar com o apoio da torcida no Salvador Costa, em Bento Ferreira, para tentar reverter o cenário. O time da capital precisa da vitória por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou por acima dessa vantagem para carimbar diretamente a vaga à final, sem a necessidade das penalidades.