Vasco perde para o Volta Redonda no retorno ao ES e deixa campo sob vaias
Torcida capixaba compareceu em peso e apoiou o time durante os 90 minutos, mas com falhas defensivas no primeiro tempo o Cruzmaltino decepcionou
O reencontro com o torcedor capixaba após dois anos não foi da maneira que todos os mais de 12 mil vascaínos presentes no Kleber Andrade, em Cariacica, esperavam. Nesta segunda-feira (30) o Vasco foi derrotado pelo Volta Redonda, por 2 a 1, em partida que marcou o encerramento da 5ª rodada do Campeonato Carioca 2023.
O Vasco começou apertando a marcação no campo de ataque do Volta Redonda, e logo no início balançou as redes. Após saída errada do goleiro Jeferson, o sair jogando mal. No entanto, o árbitro impugnou o gol cruzmaltino devido o assistente ter sinalizado a saída da bola pela linha de fundo.
Entretanto, em contra-ataque rápido, o Voltaço assustava. Até que aos 24 minutos, após bate e rebate na defesa vascaína, a bola sobrou para Ricardo Sena, que bateu sem chances para Ivan. A resposta do Vasco veio na sequência, com Alex Teixeira finalizando dentro da área, mas a bola veio fraca na mão de Jeferson. O Cruzmaltino chegou novamente em cobrança de falta de Gabriel Pec que assustou o goleiro.
Porém, mais uma vez em jogada em velocidade com espaços, o Volta Redonda voltou a punir a ineficiência vascaína. Após Jair perder a bola no meio, o artilheiro do campeonato Lelê recebeu bela enfiada de bola e tocou na saída de Ivan.
Mesmo com o abatimento, o torcedor continuou apoiando e o time respondeu com boas chances de Figueiredo e Gabriel Pec finalizando na rede pelo lado de fora. Assim, o primeiro tempo terminou sob vaias dos vascaínos capixabas presentes no Kleber Andrade.
Segundo tempo
Na etapa final o Vasco voltou com o mesmo apetite que começou o jogo, no entanto, a bola não chegava em boas condições para Pedro Raul e os principais homens de frente do Cruzmaltino, que abusava nós cruzamentos. O time aurinegro, por sua vez, estava na dele só saindo na boa, em velocidade nos contragolpes.
Até que, de tanto pressionar, o Vasco conseguiu descontar com um belo gol de Gabriel Pec. O camisa 11 recebeu na intermediária e de chapa acertou um lindo chute sem chances para Jeferson.
O gol deu outro ânimo para o time, que com um posicionamento diferente da primeira etapa, e foi em busca do empate. Dessa forma, aos 27 minutos, após cruzamento na área, o goleiro Jeferson dividiu com Pedro Raul e o árbitro marcou o pênalti para o Vasco.
Na cobrança, o próprio Pedro Raul bateu cruzado, mas Jeferson fez a defesa e salvou o empate. O centroavante até teve nova chance de cabeça em seguida, mas não conseguiu atingir a bola da melhor maneira.
Classificação
Com o grande resultado, o Volta Redonda pega o elevador e sobe para a vice-liderança do Campeonato Carioca, com 10 pontos, um a menos que o líder Flamengo. O Vasco da Gama, por sua vez, segue na 6ª posição, com cinco pontos.
Próximos jogos
Os dois times voltam a jogar na próxima quinta-feira (02), pela 6ª rodada do Campeonato Carioca 2023. Às 19 horas, o Vasco recebe o Resende no estádio São Januário. Por outro lado, o Volta Redonda encara o Fluminense, às 21h10, no estádio Raulino de Oliveira.