O melhor jogador do mundo será escolhido pela Fifa nesta segunda-feira (15), na cerimônia Fifa The Best 2023, que acontece em Londres, a partir das 16h30 (horário de Brasília). Messi, que já tem sete prêmios e venceu no ano passado, concorre novamente, agora com Mbappé e Haaland.
Aitana Bonmati, Jennifer Hermoso e Linda Caicedo são as indicadas no feminino.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Esportes no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O período de análise dos prêmios masculinos vai entre o dia 19 de dezembro de 2022, logo após o último Mundial do Catar, até 20 de agosto de 2023. Assim, Messi não terá a seu favor a conquista da Copa de 2022 com a seleção da Argentina. Já a premiação feminina considera a Copa do Mundo Feminina, que ocorreu na Austrália e Nova Zelândia em 2023. O intervalo de análise é entre 1º de agosto de 2022 até 20 de agosto de 2023.
A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O atual formato do Fifa The Best, no entanto, foi criado em 2016. Os vencedores são decididos por um júri formado por jornalistas, especialistas, jogadores e treinadores de seleções nacionais.
Além dos prêmios de melhor jogador e de melhor jogador do mundo, serão premiados também nesta segunda-feira: melhor goleiro, melhor goleira, melhor técnico, melhor técnica e do Prêmio Puskás, para o gol mais bonito. A Fifa também divulgará os vencedores do troféu Fair Play.
Brasileiros na premiação
O Brasil participa da premiação com dois representantes. Ederson, titular do Manchester City e da Seleção Brasileira, concorre ao prêmio de melhor goleiro do mundo com o belga Cortouis, do Real Madrid, e Yassine Bounou, do Al-Hilal.
O outro brasileiro na disputa é o meio-campista Guilherme Madruga, do Botafogo/SP, que concorre ao Prêmio Puskas, de gol mais bonito, com Julio Enciso, do Brighton, e Nuno Santos, do Sporting.
SERVIÇO
Fifa The Best 2023
Horário: 16h30 (horário de Brasília)
Onde assistir: Fifa+ e CazéTV (streaming); SporTV (TV fechada)
LEIA TAMBÉM: Richarlison revela o que o ajudou a superar problemas psicológicos