Esportes

Fifa The Best: Guardiola no topo do mundo entre os treinadores

Espanhol Pep Guardiola, técnico do Manchester City, é eleito o melhor técnico no mundo no Fifa The Best 2023

Foto: divulgação/fifa

Campeão inglês, europeu e mundial com o Manchester City no ano passado, Pep Guardiola foi eleito o melhor técnico do mundo no Fifa The Best 2023, a premiação da Fifa que aponta os melhores do mundo na última temporada.

O treinador espanhol superou dois italianos na votação: Simone Inzaghi, da Inter de Milão, e Luciano Spalletti, ex-Napoli e atual técnico da seleção da Itália.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Esportes no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

"Gostaria de dividir esse momento e esse troféu maravilhoso com os jogadores do Manchester City e com as pessoas que confiam em mim e me apoiaram. Agradeço demais ao meu pai, que está aqui, uma honra gigantesca para mim", comemorou Pep Guardiola.

A última vez que ele havia vencido o troféu foi em 2011, quando era treinador do Barcelona e o prêmio da Fifa se chamava Bola de Ouro, em parceria com a France Football. O Fifa The Best foi criado apenas em 2016 e, desde então, Guardiola foi finalista três vezes (2019, 2021 e 2022) antes de conquistar o prêmio dessa vez.

Técnica da seleção inglesa vence no feminino

Foto: divulgação/fifa

No feminino, a vencedora foi a holandesa Sarina Wiegman, técnica da seleção da Inglaterra. Com quatro prêmios (2017, 2020, ambos à frente da Holanda, 2022 e 2023, pela Inglaterra), Sarina se isolou como a maior vencedora do The Best para treinadores no feminino.

Em 2023, ela conquistou com a Inglaterra a Finalíssima, vencendo o Brasil nos pênaltis, na decisão disputada em Wembley, em abril. Na Copa do Mundo, levou as "Lionesses" à final, mas perdeu o título para a Espanha.

"Eu me sinto muito honrada e privilegiada e gostaria de agradecer a todos que acompanharam a Inglaterra. Agradeço a todas as jogadoras, que deram tudo de si, com todo o talento. Foi uma final de Copa do Mundo impressionante", comemorou Sarina.