Esportes

Botafogo anuncia a saída do técnico Artur Jorge; saiba quem é o substituto

Campeão do Brasileirão e da Libertadores do ano passado com o Botafogo, Artur Jorge assina rescisão do contrato e vai para o futebol do Catar

Foto: Vítor Silva/Botafogo

O técnico português Artur Jorge não está mais no comando da equipe de futebol profissional do Botafogo. O clube alvinegro anunciou o fim do contrato com o treinador na noite desta sexta-feira (3).

Artur Jorge, que chegou ao Botafogo em abril de 2024, comandou o Fogão em 55 partidas — somando 31 vitórias, 15 empates e nove derrotas. Neste período a equipe conquistou os títulos da Libertadores e do Brasileirão.

VEJA TAMBÉM:

> Alvo do Flamengo tem futuro definido na Europa; saiba detalhes

> Dudu apaga o Palmeiras e recomeça história com o Cruzeiro: "Brigar por títulos"

> Vini Jr. é expulso, Bellingham desperdiça pênalti, mas Real vira em Valencia e assume 1º lugar

SAÍDA CONFIRMADA PELO CLUBE

A confirmação da saída de Artur Jorge foi publicada nas redes sociais do Botafogo na noite desta sexta-feira.

“Botafogo e Artur Jorge finalizaram em comum acordo a rescisão do contrato de trabalho, incluindo o de seu staff técnico. O clube agradece aos profissionais campeões da Conmebol Libertadores e do Brasileirão em 2024 pelas conquistas alcançadas. A nova comissão técnica será anunciada em breve”, anunciou o Botafogo em postagem nas redes sociais.

DESTINO DE ARTUR JORGE É O CATAR

A rescisão do contrato foi definida nos últimos dias e assinada na tarde desta sexta-feira. Assim, Artur Jorge está livre para assinar com o Al-Rayyan, do Catar, clube com o qual tem um acordo desde o fim do ano passado.

O técnico passou a virada de ano com a família em Doha, a convite do Al-Rayyan. Com a rescisão, o Botafogo não vai pagar os prêmios e bônus que estava devendo ao treinador, num total de cerca de R$ 19,6 milhões. Tal valor foi abatido da multa rescisória que Artur Jorge teria que pegar ao Botafogo, que seria de R$ 19,1 milhões.

BOTAFOGO PROMETE ANUNCIAR NOVO TÉCNICO

Na mesma publicação em que confirma a saída de Artur Jorge, a diretoria do Botafogo promete anunciar o novo treinador nos próximos dias.

Foto: Divulgação/COB

O favorito é André Jardine, 45 anos, campeão olímpico com o Brasil nos Jogos de Tóquio-2021. Com bastante conhecimento nas categorias de base, Jardine teve uma passagem curta pela equipe profissional do São paulo em 2019.

Nas duas últimas temporadas, porém, conseguiu destaque pelo América, do México, com o qual conquistou duas vezes o Torneio Apertura (2023 e 2024) e uma vez o Clausura (2024). Em 2024, também venceu o Campeão dos Campeões, Campeones Cup e Supercopa do México.