Esportes

Copa Brasil de Marcha Atlética tem edição histórica em Vitória

Competição reuniu atletas olímpicos na praia de Camburi, em Vitória, foi a prova mais rápida da história e marcou o 13º título de Caio Bomfim

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Gustavo Alves/CBAT

Caio Bonfim e Viviane Santana Lyra confirmaram o favoritismo e venceram, com grande domínio, os 20km da Copa Brasil de Marcha Atlética, competição que abriu a temporada nacional da especialidade e foi realizada na manhã deste domingo (18) na praia de Camburi, em Vitória. Ambos acreditam que esta foi a Copa Brasil mais rápida da história da competição e comemoraram o grande início de temporada.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Esportes no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Com muito calor, mas sem sol na maior parte do tempo, a Copa Brasil abriu a corrida pelos índices olímpicos e para o Ranking por Pontos para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto, e também serviu de qualificação para o Sul-Americano de Marcha, que será realizado no dia 10 de março, na Arena Pernambuco, em Recife (PE).

Caio Bonfim e Viviane Lyra, ambos nos 20 km, já estão qualificados para a Olimpíada. A outra qualificada é Érica Sena, que mora em Cuenca, no Equador, e não participou da Copa Brasil.

Medalha de bronze no Mundial de Budapeste, na Hungria, no ano passado, e eleito o melhor do atletismo de 2023 no Prêmio Brasil Olímpico do COB, Caio conquistou o 13º título da competição na categoria adulta, com 1h21min26, uma verdadeira façanha na modalidade. Com os oito títulos que tem sua mãe e treinadora, Gianetti Sena Bonfim, a família coleciona 21 títulos.

"Agora a gente nem conta mais, desde que eu passei a minha mãe", brincou Caio Bomfim, impressionado com os resultados da prova em Vitória: "É a Copa Brasil mais rápida da história. Em Brasília/2023, eu havia feito 1h21min55. E até o quarto colocado aqui fez 1h23!".

Matheus Gabriel Correa foi o segundo colocado (1h22min38) e Lucas Mazzo, o terceiro (1h23min33).

"Estou a nove segundos do índice e animado depois do quinto lugar no Pan de Santiago, numa prova muito forte em que fui quinto, mas a dois segundos do recorde pan-americano. É o meu melhor início de temporada", disse Matheus, que treina com Ivo da Silva, em Blumenau (SC).

Nos 35 km, a vitória ficou com Diego Pereira Lima, com 3h03min51, e Mayara Luize Vincentainer, com 3h02min46.

Por equipes, somados os resultados dos 35 km e dos 20 Km, os campeões foram: no masculino, CASO/DF, com 21 pontos, AABLU (9 pontos) e Praia Clube/Exército/Futel (4 pontos); no feminino, CASO/DF, com 19 pontos, AABLU (11 pontos) e Praia Clube (9 pontos).

Pontos moeda