A segunda participação do Nova Venécia na Copa do Brasil durou pouco. Na noite desta terça-feira (20), o Leão do Norte perdeu para o Botafogo/SP por 2 a 1, de virada, no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, e deu adeus à competição logo na primeira rodada.
Em 2022, em sua primeira aparição na Copa do Brasil, o Nova Venécia eliminou o Ferroviário/CE no jogo de ida, com vitória por 2 a 1, no Zenor Pedrosa Rocha, e caiu na segunda fase diante do Atlético/GO, com derrota por 2 a 1. Agora, foi eliminado ainda na primeira fase. A participação, pelo menos, rendeu R$ 787,5 mil de cota ao time do Norte do Estado, que agora concentra seu foco no Capixabão, competição na qual é o sétimo colocado.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Esportes no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Na primeira fase, a classificação é decidida em jogo único, na casa do time de pior colocação no ranking nacional de clubes da CBF, e com vantagem do empate para o time visitante. O Botafogo/SP é 42º colocado, enquanto o Nova Venécia é o 129º colocado e, por isso, foi o mandante — o Real Noroeste é o melhor time capixaba no ranking, em 84º lugar, e recebe nesta quarta-feira o Cuiabá, às 21h30, também no José Olímpio da Rocha.
Ainda assim, o Leão do Norte, que tem como embaixador o atacante Richarlison, do Tottenham e da Seleção Brasileira, não jogou no seu estádio, o Zenor Pedrosa Rocha, porque o local não tem iluminação para jogos à noite.
Como foi o jogo
O Nova Venécia saiu na frente aos 11 minutos, com Diego. Após cruzamento de Geisandro pela esquerda, a zaga do Botafogo/SP e o goleiro Michael falharam, mas o camisa 9 mostrou que não erra e tocou de primeira para fazer 1 a 0.
O Leão do Norte teve chance de fazer 2 a 0 aos 37, quando a defesa do Botafogo/SP errou mais uma vez e Renato ficou cara a cara com o goleiro, mas não conseguiu aproveitar a oportunidade e chutou em cima de Michael. Nos minutos finais do primeiro tempo, o time visitante cresceu e, aos 41, finalmente o goleiro Wagner Andrade trabalhou e fez bela defesa após finalização de Alex Sandro.
Virada no segundo tempo
O time de Ribeirão Preto (SP) voltou para o segundo tempo tentando pressionar. Mas deu espaço que Diego Fernandes, aos 10 minutos, quase transformou no segundo gol, mas acabou chutando pra fora. O castigo veio aos 13 minutos, em jogada parecida com a gol do Nova Venécia, o lateral-esquerdo Jean avançou e cruzou rasteiro para Alex Sandro, de primeira, empatar o jogo em 1 a 1.
Pouco depois, o camisa 9 do Botafogo/SP brilhou novamente. Ao ser lançado, deu um drible de corpo no zagueiro Rhamon Mexicano, driblou o goleiro Wagner Andrade e virou a partida para a equipe paulista.
O Botafogo/SP, que tinha a vantagem do empate, se fechou de vez e passou a segurar o resultado. O Nova Venécia teve chance de empatar aos 34, mas Gabriel Gomes bateu fraco na bola e permitiu a defesa do goleiro Michael.
NOVA VENÉCIA 1 X 2 BOTAFOGO/SP
ESTÁDIO: JOSÉ OLÍMPIO DA ROCHA
NOVA VENÉCIA: Wagner Andrade; Adson, Matheus, Rhamon Mexicano e Geisandro; João Victor, Erlon (Lorran), Renato (Gutemberg) e Celsinho (Gabriel Gomes); Diego Fernandes e Dudu. Técnico: Vevé
BOTAFOGO/SP: Michael; Wallison, Matheus Costa, Schappo (Lucas Dias) e Jean Victor; Fillipe Souto (Carlos Manuel); Emerson Negueba, Douglas Baggio (Toró), Leandro Maciel; Patrick Brey (Tiago Alves) e Alex Sandro (Ericson). Técnico: Paulo Gomes
GOLS: primeiro tempo — Diego Fernandes, aos 11 minutos. Segundo tempo — Alex Sandro, aos 13 e aos 22 minutos
ÁRBITRO: Caio Max Augusto Vieira (RN)
RENDA E PÚBLICO: não disponíveis