Esportes

É hexa! Brasil é campeão da Copa do Mundo de Beach Soccer

Com gols dos capixabas Bruno Xavier e Brendo, Brasil vence a Itália por 6 a 4 na decisão e conquista o sexto título da Copa do Mundo Fifa

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Aitor Alcalde/FIFA via Getty Images

O Brasil conquistou neste domingo (25) o hexacampeonato da Copa do Mundo de Beach Soccer Fifa, ao vencer a Itália por 6 a 4 na final, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Os gols da vitória histórica foram marcados por Rodrigo (três vezes), Bruno Xavier, Genovali (contra) e Brendo.

Contando os títulos de 2006, 2007, 2008, 2009 e 2017, a vitória em Dubai consolidou a hegemonia do futebol brasileiro na modalidade. O segundo país com mais títulos é a Rússia, com três. 

>> Quer receber mais notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O título representa também uma reconstrução brasileira no beach soccer. Depois do penta conquistado em 2017, o Brasil amargou duas quedas consecutivas nas quartas de final em 2019 e 2021.

Desta vez, em Dubai, a seleção brasileira venceu todos os adversários. Antes de derrotar o Irã no sábado (24) na semifinal por 3 a 2, o time comandado por Marco Octavio venceu Omã, Portugal, México e Japão nesta edição do Mundial.

"Ë uma sensação maravilhosa! É muito bom relembrar esse gostinho maravilhoso que é ganhar uma Copa do Mundo, é minha segunda", afirmou Rodrigo, autor de três gols na final e eleito o melhor do mundo na categoria neste mês: "CBF, estamos chegando! Não sei onde vai ser ,mas arranja um lugar pra colocar a sexta estrelinha aqui (na camisa)", completou o artilheiro da decisão.
Foto: Aitor Alcalde/FIFA via Getty Images

Tradição capixaba

A conquista do hexa da Copa do Mundo de Beach Soccer Fifa manteve uma tradição capixaba na seleção brasileira. Em todas as demais conquistas, sempre houve a presença de pelo menos um jogador do Espírito Santo na equipe.

Desta vez, em Dubai, os escolhidos foram Bruno Xavier e Brendo, ambos do Anchieta. A dupla teve participação decisiva na semifinal, ao fazer a jogada do gol da classificação na vitória por 3 a 2 sobre o Irã, com passe de BX e gol de Brendo. E voltou a balançar as redes na decisão contra a Itália, com um gol cada.

Bruno Xavier, que já havia sido campeão da Copa do Mundo Fifa em 2017, conquista agora o seu segundo título do torneio. Brendo, por sua vez, é campeão pela primeira vez, honrando a tradição de outros capixabas campeões do torneio: Pierre, Mão, Duda, Buru e Bruno Malias.