Esportes

Final entre xarás! Rio Branco de Venda Nova decide o Capixabão contra o Rio Branco

Rio Branco de Venda Nova elimina o Vitória na semifinal e faz a final contra o Rio Branco, reeditando a decisão do Capixabão de 2020

Foto: Jordan Nunes/Capixaba Esporte

Um final entre xarás. Assim como aconteceu em 2020, Rio Branco e Rio Branco de Venda Nova vão fazer a final do Capixabão. Um dia depois do Capa-Preta eliminar o Porto Vitória, neste domingo (31) foi a vez de o Rio Branco de Venda Nova garantir a classificação ao eliminar o Vitória com triunfo por 2 a 1, no Olímpio Perim, em Venda Nova.

Com a classificação, o Rio Branco de Venda Nova garante também a vaga na Copa do Brasil do ano que vem, assim como o seu xará. O time campeão também se classifica para a Série D do Brasileiro e para a Copa Verde de 2025. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Calendário das finais

A final será disputada em dois jogos, que acontecem nos dias 6 e 13 de abril, ambos no estádio Kleber Andrade, em Cariacica. Assim como já aconteceu nas semifinais, não há vantagem para nenhuma das equipes finalistas.

Na final do Capixabão de 2020, quem deu a volta olímpica foi o Rio Branco de Venda Nova, com empate em 0 a 0 no primeiro jogo e vitória por 1 a 0 na segunda partida, com gol de Arthur Faria.

LEIA TAMBÉM: Como votar para escolher o novo nome do troféu do Capixabão

Como foi o jogo

Foto: Jordan Nunes/Capixaba Esporte

O Rio Branco de Venda Nova, que havia vencido o jogo de ida por 1 a 0, fora de casa, tinha a vantagem do empate em casa. E aumentou a sua vantagem logo no começo da partida, com Marcus Vinícius. O atacante chutou de fora da área, a bola desviou na zaga e enganou o goleiro Yuri. 

Aos 21, a situação ficou ainda melhor. Arthur Faria tabelou com Marcus Vinícius, que devolveu de calcanhar e deixou o meia na cara do gol para chutar e fazer 2 a 0. Do outro lado, o Vitória fazia partida muito abaixo da média.

Susto no 2º tempo

O Vitória voltou para o segundo tempo com uma postura completamente diferente. E botou fogo no jogo com gol de Macário, logo no primeiro minuto, aproveitando cobrança de escanteio pelo lado direito do ataque alvianil.

A equipe da Capital, precisando de mais dois gols para levar a decisão para os pênaltis, passou a dominar a partida. Entretanto, não conseguiu furar a retranca do “Brancão Polenteiro”, parando também no goleiro Pedro Zanette.

RIO BRANCO/VN 2 X 1 VITÓRIA

ESTÁDIO: OLÍMPIO PERIM

RIO BRANCO/VN: Pedro Zanette; Caio, Ruan Lopes, Roberto Júnior e Dodô; Jorge (Gabriel Jordan), Canário (Tiririca), Pepeu (Ronaldy), Arthur Faria (Willian Bersan) e Marcudinho; Marcus Vinícius (Carlão). Técnico: Leomir Constâncio

VITÓRIA: Yuri; Foguete, Matheus, Edson Silva (Abuda), Vitão (Henan) e William;  João Paulo, Caio Monteiro (Marco Antônio) e Carlinhos (Maicon Assis); Zé (Jô)e Macário. Técnico: Rafael Jacques

GOLS: primeiro tempo — Marcus Vinícius, aos três minutos, Arthur Faria, aos 21. Segundo tempo — Macário, a 1 minuto

ÁRBITRO: Dyorgines Padovani

RENDA E PÚBLICO: não disponíveis