Diversos projetos sociais que conectam esporte e cultura nascem com a premissa de mudar vidas de crianças e jovens no Estado. Essas iniciativas descobrem e lapidam muitas joias capixabas e, além de somente viabilizar uma profissionalização tão sonhada no esporte, também dão uma nova perspectiva e oportunidade para muitas famílias em situação de vulnerabilidade social.
Um exemplo disso é o Instituto Viva Vida, que há 19 anos abre portas e gera oportunidades para crianças e adolescentes, levando-os para quadras, campos, ginásios e até no mar.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“O Instituto Viva Vida é uma Instituição sem fins lucrativos, que desenvolve projetos esportivos e culturais para crianças em vulnerabilidade social no Estado do Espírito Santo desde 2005. Fazemos um trabalho multidisciplinar, utilizando o esporte e a cultura como ferramentas de transformação social”, explica o coordenador do Instituto, Felipe Azevedo, o Felipinho.
Sobre o Instituto Viva Vida
O Instituto foi idealizado pelo ex-jogador da seleção brasileira de basquete Luiz Felipe Azevedo, um dos grandes nomes do esporte brasileiro nas décadas de 1980 e 1990. A instituição atua desenvolvendo projetos sociais de esporte e cultura e hoje já são mais de 1.600 jovens inscritos com idades entre 6 e 16 anos, dos quatro grandes municípios da Grande Vitória: Vila Velha, Vitória, Cariacica e Serra.
Além das modalidades ofertadas, como basquete, futsal, futebol, voleibol, bodyboarding e ginástica rítmica, a iniciativa também conta com uma série de ações socioculturais, como eventos de música, leitura, palestras, acompanhamento pedagógico, e até aulas de reforço escolar.
“A gente promove um ciclo de palestras em termos transversais que são desenvolvidos durante o ano, como segurança, alimentação, educação, saúde, além do acompanhamento de uma equipe de serviço social para as crianças e famílias”, conta Felipinho.
O coordenador também foi jogador profissional de basquete e defendeu a seleção brasileira universitária em competições internacionais. Além da experiência nas quadras, Felipe Azevedo também se graduou e fez doutorado em Educação Física, além do mestrado em Sociologia Política e especialização em Educação Psicomotora.
“Quando eu encerrei minha carreira, vim somar aqui à coordenação do Instituto Viva Vida. Então eu tenho essa experiência como atleta profissional, além da formação acadêmica dentro da área”, conta ele, que sente-se realizado ao contribuir para o acolhimento e ensinamento às crianças do Instituto através do esporte.
Ação para elas
No dia 23 de março, o Instituto Viva Vida fez uma ação especial para as mulheres, o Festival das Meninas. A programação contou com muito esporte, dança e brincadeiras recreativas, com o intuito de levantar reflexão e empoderamento voltada para as meninas que são alunas e também para as suas mães.
“Esse evento tem uma posição muito especial aqui pra gente. Ele é anual, faz parte de uma programação maior de estímulo à participação das meninas no esporte. Mundialmente, as mulheres praticam menos esporte. E a gente vem fazendo um séria de ações pra tentar ‘inverter essa curva’ e trazer as meninas para o esporte. Esse evento é uma coroação do programa”, explica Felipinho.
VEJA VÍDEO DO FESTIVAL DAS MENINAS DO IVV:
O IVV tem uma série de ações durante o ano, como atividades esportivas, palestras, rodas de conversa, ações de saúde da mulher conduzidas por mulheres, também com preocupação de tornar o ambiente mais seguro e acolhedor, com adaptação de espaços, ajustes de uniformes, formação de equipes com mais mulheres,
Como se inscrever
Para fazer a inscrição das crianças e jovens nos diversos projetos do Instituto Viva Vida, os responsáveis podem comparecer à sede do Instituto, que fica na Rua Humaitá nº 12, no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha, de segunda a quinta-feira, de 9h às 19h; e sexta de 9h às 14h.
O contato também pode ser feito remotamente pelo Instagram (@institutovivavida), pelo telefone (27) 3109-9982 ou pelo site www.institutovivavida.org.
Contribuições e parcerias
Como uma ação filantrópica, o Instituto Viva Vida atua sem fins lucrativos, e de forma totalmente gratuita para os inscritos. A partir disso, instituições de apoio podem contatar e contribuir para com o projeto, como é o caso do Instituto Américo Buaiz (IAB), que começou a atuar em parceria com a iniciativa este ano.
O IAB adotou o tema “esporte e educação” para o bimestre, durante o período de março e abril, e selou parcerias com instituições de assistência socioeducativa através de esporte, incluindo o Instituto Viva Vida.
“Eu conheci o Viva Vida no início deste ano e, além das atividades esportivas, também tem vários projetos. O Divino Espírito Santo é um dos bairros mais perigosos de Vila Velha, dessa região mais central, e, ainda assim, as pessoas que frequentam saem de lá muito melhores, e é uma troca muito grande, o tempo todo”, elogia a coordenadora do IAB, Paula Martins.
Caso outras empresas e organizações desejem se tornar contribuintes para o projeto, podem entrar em contato diretamente através do WhatsApp: (27) 99961-8622.
LEIA TAMBÉM: Instituto Camillo Neves realiza sonhos de jovens por meio do esporte