Esportes

Rio Branco é eliminado da Copa Verde pelo Vila Nova-GO

Em sua quarta participação no torneio regional, Rio Branco perde para o Vila Nova-GO por 1 a 0 e é eliminado nas oitavas de final

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Mariana Tolentino/ Rio Branco

O Rio Branco foi eliminado da Copa Verde nas oitavas de final pelo Vila Nova-GO. Jogando fora de casa, em confronto decidido em jogo único no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia, o Capa-Preta perdeu por 1 a 0 para a equipe goiana, que disputa da Série B do Brasileiro e avança para enfrentar o Goiás nas quartas de final do torneio regional.

Agora, o Rio Branco volta 100% das suas atenções para a disputa do Capixabão, competição na qual fez a melhor campanha da fase de classificação e saiu na frente do Nova Venécia no confronto das quartas de final — venceu o jogo de ida por 2 a 1 e pode perder por um de diferença na partida de volta, domingo (17), no Kleber Andrade, que se classifica.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Esportes no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No primeiro tempo, a primeira boa jogada foi do Rio Branco, com Maranhão obrigando o goleiro Dênis Júnior a fazer boa defesa logo aos seis minutos. Depois, porém, só deu Vila Nova-GO.

A equipe da casa conseguiu um momento de pressão e assustou duas vezes com Henrique Almeida, ex-São Paulo e Botafogo. Em uma delas, o goleiro Neguete fez ótima defesa, pegando chute rasteiro no seu canto esquerdo. Nos minutos finais, o Vila seguiu com a posse de bola, mas sem levar perigo real.

Já no primeiro minuto do segundo tempo, porém, o Vila Nova-GO abriu o placar. Neguete defendeu o chute de Alesson, mas bola voltou para o camisa 11, que tocou para Luciano Naninho, ex-Madureira e Volta Redonda, fazer 1 a 0.

Precisando do empate para forçar a disputa por pênaltis, o técnico Rodrigo César mexeu na equipe alvinegra, que passou ter Carlos Vitor, Edinho, Matheus Costa, Maranhão e Kieza juntos em campo. A ideia de pressionar o adversário. Na prática, porém, o Capa-Preta deu espaço para o Vila Nova-GO contra-atacar em velocidade, principalmente com Juan Christian e Alesson.

O Rio Branco só foi aparecer com perigo aos 45, quando Edinho entrou pelo lado esquerdo da área e chutou forte para grande defesa do goleiro Dênis Júnior. Com seis minutos de acréscimos, o Capa-Preta foi para o tudo ou nada, mas ficou nisso.

Melhor campanha

Esta foi a quarta participação do Rio Branco na Copa Verde. A melhor campanha do time foi em 2017, quando parou nas quartas de final, eliminado pelo Luverdense. Em 2021 e 2023, o time caiu ainda na primeira fase, diante de Brasiliense e Ceilândia, respectivamente.

A melhor campanha de um time capixaba na Copa Verde, que foi criada em 2014, pertence ao Atlético Itapemirim. Em 2018, o time do Sul do Estado foi vice-campeão, eliminando Brasiliense, Cuiabá e Luverdense, e parando apenas no Paysandu, que terminou como campeão.

LEIA TAMBÉM: Richarlison revela pela 1ª vez qual é o time do seu coração

VILA NOVA-GO 1 X 0 RIO BRANCO

ESTÁDIO: ONÉSIO BRASILEIRO ALVARENGA

VILA NOVA: Dênis Júnior; Mateus Pivô, Quintero, Ruan Santos e Eric (Roberto); Bruno Matias, Ralf, Luciano Naninho; Alesson (Sandrinho), Igor Bolt (Juan Christian) e Henrique Almeida (Fernandão). Técnico: Higo Magalhães 

RIO BRANCO: Neguete; Augusto Potiguar, Gustavo Carbonieri, Gabriel Araújo (Daniel Boaz) e João Paulo (Bruno Cosendey); Ferrugem (Edinho), Wagner Manaus (Jonata), Aloísio (Carlos Vitor) e Matheus Costa; Maranhão e Kieza. Técnico: Rodrigo César

GOL: segundo tempo — Luciano Naninho, a 1 minuto

ÁRBITRO: Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS)

RENDA E PÚBLICO: não disponíveis