Segunda principal competição do calendário do futebol capixaba, a Copa Espírito Santo terá novidades este ano. A Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) divulgou as 10 equipes que vão disputar o torneio, que vale vaga na Série D do Brasileiro de 2025 e terá novo formato de disputa.
A bola começa a rolar já em abril, logo após o encerramento da atual edição do Capixabão.
>> Quer receber mais notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Em arbitral realizado na tarde de segunda-feira (4), foram definidas as equipes que vão jogar a Copa Espírito Santo: Capixaba SC, Desportiva Ferroviária, Linhares, Nova Venécia, Porto Vitória, Real Noroeste, Rio Branco, SC Brasil Capixaba, Vilavelhense e Vitória. Atual campeão, o Serra não confirmou a sua participação no campeonato.
O campeão fica com a vaga na Série D do Brasileiro de 2025. Além disso, existe também a possibilidade de a Copa Espírito Santo ofertar, ao vice-campeão, uma vaga para a Copa Verde do ano que vem, vaga que ainda precisa ser confirmada pela CBF.
LEIA TAMBÉM: Confira a tabela dos jogos das quartas de final do Capixabão
Novo formato
No arbitral, a maioria dos clubes votou a favor da nova fórmula de disputa, apresentada pela Desportiva Ferroviária. De acordo com o novo formato, todos os 10 times se enfrentam na primeira fase, em turno único. Os oito melhores avançam para a segunda fase, que terá duas chaves com quatro times em cada. A Chave A terá o primeiro, o quarto, o quinto e o oitavo colocados da primeira fase. Já a Chave B será composta pelo segundo, terceiro, sexto e sétimo colocados.
Na segunda fase, os times da Chave A enfrentam os da Chave B, em turno e returno, e apenas os líderes de cada grupo avançam para a final, disputada em jogo único, no estádio Kleber Andrade. Ao todo, serão 78 jogos disputados em 18 datas.
A tabela da Copa Espírito Santo será sorteada ao vivo no dia 13 de março, às 20 horas, com transmissão pela TVE. A previsão é de que a Copa ES comece em 27 de abril e termine em 17 de agosto, antes do início da Série B do Capixabão.
SAIBA MAIS
COPA ESPÍRITO SANTO
EQUIPES
Capixaba SC, Desportiva Ferroviária, Linhares, Nova Venécia, Porto Vitória, Real Noroeste, Rio Branco, SC Brasil Capixaba, Vilavelhense e Vitória
REGULAMENTO
Os 10 times se enfrentam na primeira fase, em turno único. Os oito melhores avançam para a segunda fase, que terá duas chaves com quatro times em cada. A Chave A terá o primeiro, o quarto, o quinto e o oitavo colocados da primeira fase. Já a Chave B será composta pelo segundo, terceiro, sexto e sétimo colocados.
Na segunda fase, os times da Chave A enfrentam os da Chave B, em turno e returno, e apenas os líderes de cada grupo avançam para a final, disputada em jogo único, no estádio Kleber Andrade
O QUE VALE
O campeão está classificado para a Série D do Brasileiro de 2025. O vice-campeão pode se classificar para a Copa Verde de 2025, a depender da confirmação da vaga pela CBF