Esportes

Estreante no modo Pro Clubs, Santos é campeão invicto de torneio de futebol virtual em Vitória

Campeonato aconteceu no último fim de semana e reuniu 21 times de oito estados diferentes

Foto: Reprodução / Twitter Santos e-Sports

Se no gramado o Santos não conseguiu vencer o arquirrival Corinthians pelas semifinais do Paulistão, o time de futebol virtual conquistou seu primeiro título no modo Pro Clubs do jogo Fifa 19 no último domingo (31) e cravou seu lugar na galeria de campeões de e-Sports. Com inédita participação presencial no torneio 11×11 Pro League Brasil, o Peixe garantiu o título em Vitória, com 15 gols marcados e apenas três sofridos.

Na decisão, o Santos e-Sports, que pela primeira vez disputou um torneio no modo Pro Clubs do Fifa 19, superou o Eleven Gaming (RJ), mesmo adversário da primeira rodada, em jogo considerado como um dos melhores da competição. O Peixe venceu o jogo de ida das finais por 1 a 0 e um empate sem gols garantiu a taça para o time virtual da Vila Belmiro.

Foto: Reprodução / Twitter Santos e-Sports
Gabriel Pavão, de 16 anos, é o jogador mais novo do Santos e-Sports

Os “meninos da Vila” fizeram bonito desde a primeira rodada. Na fase de grupos, venceu o Eleven Gaming por 3 a 2 e o Titãs e-Sports (RJ) por 4 a 1. No mata-mata, duas vitórias com placar simples de 1 a 0 sobre o Havan Liberty Gaming (SC) valeram vaga para a semifinal, quando o Santos não deu chance para o Galaticos FP (RS) e bateu o adversário por 3 a 0 e 2 a 0.

Apesar da superioridade santista no 11×11 Pro League Brasil, o torneio não poupou emoção ao público, que viu o vencedor da repescagem chegar à final. O Eleven Gaming avançou às quartas de final depois de derrubar o time capixaba Bulldozer e-Sports. A equipe carioca deixou para trás o New Eagles Team (SP) e o Trivoltz FC (BA).

A equipe gaúcha do Galáticos FP terminou na terceira colocação. 

Expectativa

A competição reuniu cerca de 600 pessoas por dia para assistir as partidas transmitidas ao vivo com narração, entrevistas e análises táticas. Foi a primeira em modo presencial e com maior número de equipes participantes, tendo 21 na disputa. Agora, o fortalecimento do ramo e-Sports, principalmente nesse modelo de futebol virtual, é uma realidade que teve início na capital capixaba.

Foto: Acácio Rodrigues
Local onde o torneio 11×11 Pro League Brasil foi realizado fica na Enseada do Suá, em Vitória

O trabalho na DXC Mega Arena, onde aconteceu a competição, consolidou todo o desenvolvimento estabelecido desde a inauguração, em agosto de 2018.

“A gente tem três braços: a Mega Arena, com as partes dos campeonatos e a parte fair play, com consoles e videogames. No dia a dia, as pessoas vêm aqui para treinar e para lazer. E nós fazemos nossos campeonatos, onde a gente lança e as pessoas se inscrevem. São campeonatos abertos, como o Moquecon (em alusão à moqueca). Temos também o e-Nem, que quer dizer e-Sports no ensino médio, e tem também o CEU (Circuito de e-Sports para Universitários). São os três produtos que a gente mais trabalha”, afirmou o coordenador da DXC Mega Arena, William Camargo.