Esportes

Domingos Martins tem mais uma joia do taekwondo capixaba

Gabriele Stein Meireles é mais uma atleta do ES convocada para a seleção brasileira que vai, em julho, disputar o Pan-Americano da modalidade em Querétaro, no México

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Acervo pessoal

Acostumado a revelar talentos em várias modalidades, o Espírito Santo mostra o seu potencial também no taekwondo, com três lutadores convocados para o Campeonato Pan-Americano da modalidade, nas categorias cadete e juvenil.

A competição será realizado na cidade de Queretaro, no México, de 25 a 28 de julho. E uma das representantes brasileiras é a faixa preta Gabriele Stein Meireles, uma joia da modalidade que mora e treina em Domingos Martins.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Esportes no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Convocada para a modalidade poomsae estilo livre (freestyle), Gabi, de 17 anos, se junta na seleção brasileira aos também capixabas Isaac Akira, de 11 anos, e Gabriel de Souza, de 13 anos.

A jovem de Domingos Martins é titular da seleção brasileira na modalidade de poomsae juvenil e reserva na modalidade kyoruki (luta), até 63 kg.

"Eu entrei no taekwondo quando tinha seis anos de idade, em 2013, então já são 11 anos neste ramo", lembra Gabi.

Foto: Acervo pessoal
Gabi foi bronze no Mundial Escolar em 2023

Esta é a segunda convocação da capixaba como titular no freestyle juvenil até 17 anos. No meio do ano passado, ele foi medalhista de bronze no Mundial Escolar, também no México.

"Falar do que eu mais gosto no taekwondo é uma coisa complicada, porque eu gosto de tudo! Mas vou citar duas que são as experiências que o esporte me proporciona, a bagagem, sabe? E as amizades. Bom, vai ter uma terceira coisa que é a adrenalina de estar em quadra", conta Gabi, que explica a sensação de estar na área de competição:

"Eu não sei como é para os outros atletas, mas parece que a gente se sente mais vivo, sabe? Você entra no tatame e você sente toda aquela energia, tem torcida para um lado, torcida para o outro. É uma coisa muito bacana", completa Gabi.

O freestyle é como se fosse uma luta imaginaria, onde o lutador precisa seguir uma ordem obrigatória de sequências de movimentos com música e acrobacia. Para competir no Pan-Americano, a família tem pedido ajuda pelas redes sociais e também espera contar com apoio do poder público. Afinal, apesar da convocação ser pela seleção brasileira, os custos da viagem são todos bancados pelo atleta.

LEIA TAMBÉM: Jovens faixas pretas do ES vão para a seleção brasileira de taekwondo

Quem é ela:

Nome: Gabriele Stein Meireles

Categoria: individual freestyle sub-17 feminino individual

Idade: 17 anos

Onde mora: Domingos Martins ES

Academia onde treina: Ação e Malhação de Domingos Martins

Graduação: faixa preta 3° Dan

Mestre: grão mestre Pedro Paulo Francelino

Curiosidade: começou no projeto Campeões de Futuro, no núcleo em Domingos Martins




Pontos moeda