Gabigol é liberado e já pode voltar a jogar pelo Flamengo
A defesa do atacante Gabigol conseguiu o efeito suspensivo e ele pode voltar a jogar enquanto não acontece o julgamento por tentativa de fraude no exame antidoping
O atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, foi liberado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, para voltar a atuar pelo Flamengo, mesmo diante da acusação de tentativa de fraude em exame antidoping.
Segundo nota publicada pelo clube rubro-negro na manhã desta terça-feira (30), a defesa do jogador conseguiu o efeito suspensivo por decisão unânime.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“O atleta Gabriel Barbosa está liberado para atuar nas competições disputadas pelo Clube de Regatas do Flamengo. A defesa do atacante conseguiu o efeito suspensivo por decisão unânime”, postou o clube.
O atacante foi suspenso do futebol por dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping. A punição foi determinada em julgamento realizado em março deste ano, pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), com 5 votos a favor da sanção para o jogador e 4 contra.
VEJA TAMBÉM: VÍDEO | Gabigol posta vídeo após ser liberado para voltar a jogar
POE QUE GABIGOL FOI SUSPENSO?
Gabigol foi denunciado com base no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem (CBA), que se refere a "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle antidoping". O código prevê a suspensão de até quatro anos em caso de condenação.
Agentes de coleta de exames antidoping denunciaram o jogador por dificultar a realização dos procedimento em 8 de abril de 2023, no CT do Flamengo, no Rio de Janeiro. A acusação foi oficializada no fim de dezembro de 2023. Embora o atacante tenha realizado o teste, relatos dos agentes apontaram que houve demora em seguir as instruções para a coleta.
GABIGOL FOI ABSOLVIDO?
Gabigol pode voltar a treinar com o grupo no Ninho do Urubu já a partir desta terça e tem condições de jogo. Ele não entra em campo desde a vitória do Flamengo sobre o Fluminense por 2 a 0, na fase de classificação do Campeonato Carioca, no dia 25 de fevereiro. Neste ano, o jogador marcou dois gols em oito partidas.
Mas o efeito suspensivo não significa que o atacante foi absolvido. A decisão do CAS indica apenas que Gabigol pode jogar enquanto o julgamento não é realizado — ainda não há data para que ele seja julgado e o jogador pode voltar a ser suspenso caso seja considerado culpado.
Com informações do Estadão.