Esportes

Botafogo bate Universitario e volta à briga na Libertadores

Em jogo marcado pelo primeiro gol de Luiz Henrique pelo Botafogo, time alvinegro vence o Universitario/PER por 3 a 1 e embola o Grupo D da Libertadores

Redação Folha Vitória
Foto: Vítor Silva/Botafogo

Contratação mais cara do futebol brasileiro, o atacante Luiz Henrique desencantou pelo Botafogo e ajudou a recolocar o time na briga na Libertadores. Em uma pintura, com direito a drible desconcertante no goleiro, o camisa 7 fez um dos gols da vitória alvinegra por 3 a 1 sobre o Universitario/PER, no Nilton Santos, na terceira rodada da Libertadores.

O meia Eduardo saiu do banco para marcar os outros dois gols do Fogão, que depois de duas derrotas nas duas primeiras rodadas, soma os seus primeiros três pontos no Grupo D.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Após três rodadas, o Junior Barranquilla lidera o grupo com cinco pontos, seguido por LDU e Universitario, ambos com quatro pontos. O Fogão é o lanterna, com três.

COMO FOI O JOGO

A goleada por 5 a 1 sobre o Juventude, no Brasileirão, reanimou o torcedor botafoguense, que acatou o chamado do clube e foi em bom número ao Nilton Santos, com cerca de 24 mil pessoas.

Vindo de derrotas na Libertadores para o Junior, em casa, por 3 a 1, e na visita à LDU, por 1 a 0, os comandados de Artur Jorge tinham de ganhar e, de preferência, bem, para melhorar o saldo de gols. Mas logo no começo, um golpe duro na torcida. Ao tentar um pique, Tiquinho Soares sentiu dores na perna direita e acabou substituído.

O Botafogo tinha todo o domínio de bola (passou de 80%), rondava a área com insistência, mas dava espaços e não conseguia transformar seu domínio em vantagem no placar.

Substituto de Tiquinho Soares, o meia Eduardo apareceu como centroavante no primeiro minuto da etapa final para aliviar a tensão do Botafogo. Júnior Santos cruzou e o camisa 33 apenas escorou para as redes. Fez a torcida explodir de felicidade e deixou o técnico Artur Jorge eufórico, gritando e agradecendo aos céus.

A festa aumentou aos 11 minutos com um belo gol do reforço Luiz Henrique. A torcida ainda reclamava de um possível pênalti em Júnior Santos quando veio a roubada de bola e o passe preciso para o atacante. O camisa 7 deixou o goleiro Britos no chão e ampliou o placar para 2 a 0.

Ciente da importância do clássico com o Flamengo no domingo pela manhã, no Maracanã, desta vez no Brasileirão, Artur Jorge optou por descansar suas principais peças ao longo da segunda etapa com a vitória encaminhada. Já cadenciando o ritmo, o Botafogo apenas administrava o placar para voltar à briga na Libertadores. Mas ainda deu tempo de Eduardo ampliar, nos acréscimos, e ver Olivares anotar o de honra.

BOTAFOGO 3 X 1 UNIVERSITARIO

BOTAFOGO - John; Damian Suárez (Matteo Ponte), Lucas Halter, Bastos (Barboza) e Hugo; Gregore, Marlon Freitas (Tchê Tchê) e Luiz Henrique (Óscar Romero); Savarino, Júnior Santos e Tiquinho Soares (Eduardo). Técnico: Artur Jorge.

UNIVERSITARIO - Britos; Corzo, Riveros e Saravia; Polo (Ancajima), Murrugarra (Concha), Ureña, Pérez Guedes (Celi) e Portocarrero; Flores (Olivares) e Valera (Dorregaray) e Garai. Técnico: Fabián Bustos.

GOLS - Eduardo, a um, Luiz Henrique aos 11, Eduardo, aos 47, e Olivares, aos 49 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - José Valenzuela (VEN).

RENDA - R$ 975.691,50.

PÚBLICO - 21.782 pagantes (23.800 presentes).

LOCAL - Nilton Santos, no Rio.