Esportes

Gabigol faz dois, Flamengo vence o Fluminense e é tricampeão estadual pela sexta vez na história

Em mais um Fla-Flu disputado, o Rubro-Negro volta a superar o rival depois de três partidas sem vitória no clássico e se isola como maior campeão estadual no Rio, agora com 37 títulos

Vitor Simões

Redação Folha Vitória
Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo

O Flamengo é o grande campeão do Cariocão 2021. Em mais um Fla-Flu disputado, sofrido e com muita emoção, o rubro-negro venceu o Fluminense pela segunda partida da decisão, por 3 a 1, e conquistou o "hexatricampeonato", o 37º título estadual de sua história. A partida foi transmitida pela TV Vitória/RecordTV, na noite deste sábadp (22)

Como de costume, o artilheiro Gabriel Barbosa, o Gabigol, mostrou mais uma vez que é decisivo. O camisa 9 marcou dois gols no triunfo do Mengão e chega a mais um título com a camisa rubro-negra. O jovem João Gomes marcou o outro gol do Flamengo, enquanto Fred descontou para o time tricolor.

Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo
Gabriel toca na taça na entrada de campo

O JOGO

A partida começou com o Flamengo dominando a posse de bola, enquanto o Fluminense marcava forte com o intuito de dificultar as saídas de jogo do adversário. Logo aos 10 minutos veio a primeira polêmica do clássico. Em lateral arremessado na área, Arão cortou de cabeça e a bola bateu no braço do próprio camisa 5. A arbitragem, entretanto, mandou o jogo seguir.

Com os ânimos exaltados, os jogadores começaram a cometer algumas faltas, assim como no primeiro jogo. Aos 13 minutos, Gabigol aproveitou uma sobra de bola na esquerda da área e chutou cruzado para a defesa de Marcos Felipe. 

Em seguida, novamente o camisa 9 rubro-negro criou nova jogada pela esquerda. Dessa vez, em contra-ataque armado por Bruno Henrique, o artilheiro recebeu e finalizou cruzado e a bola passou em frente a área do Flu e saiu pela linha de fundo.

Na parte final da primeira etapa, as chances passaram a ser raras. O rubro-negro seguia com maior posse de bola, mas sem conseguir furar a defesa adversária, muito bem postada. Por outro lado, o tricolor não tinha êxito nos contra-ataques e era pouco efetivo nas bolas paradas.

Quando a partida se encaminhava para o final do primeiro tempo, Gabigol lançou Arrascaeta que foi atropelado pelo goleiro Marcos Felipe. O árbitro sem hesitar marcou o pênalti. Na cobrança, o camisa 9 bateu firme no alto do canto direito do goleiro tricolor, que escolheu o outro lado. Flamengo 1 a 0.

Com a vantagem no placar, o rubro-negro não abriu mão da estratégia de marcar o campo ofensivo tricolor e, no último lance, foi premiado com mais uma bola na rede. Após troca de passes, Filipe Luís tocou para Gabigol na esquerda. O atacante bateu cruzado, Marcos Felipe ainda resvalou na bola, mas não evitou mais um do artilheiro rubro-negro. Assim, que o jogo foi reiniciado, o árbitro apitou o final do primeiro tempo.

Na etapa final, o técnico Roger Machado voltou com mudanças, promovendo as entradas de Gabriel Teixeira e Caio Paulista nas vagas de Luiz Henrique e Kayky. As mudanças não demoraram muito para surtir efeito e após lançamento na área e desvio de Fred, Caio Paulista caiu depois de dividida com Rodrigo Caio. No primeiro momento, a arbitragem deixou o jogo seguir, mas marcou a penalidade máxima após revisar o VAR.

Na cobrança, Fred bateu com precisão no canto esquerdo de Gabriel Batista, que até adivinhou o canto e raspou na bola, insuficiente para evitar o gol do tricolor. A resposta do Flamengo não demorou pra chegar, Arrascaeta viu Marcos Felipe adiantado e tentou marcar um golaço do meio da rua, mas o arqueiro voltou a tempo para fazer grande defesa e evitar o gol.

Na sequência, o Fluminense quase chegou ao empate. Em cobrança de escanteio, Nenê bateu com veneno e Gabriel teve que mandar novamente para linha de fundo. O contragolpe rubro-negro aconteceu três minutos mais tarde, com Filipe Luís recebendo de Gérson e soltando uma bomba para a defesa de Marcos Felipe.

Era lá e cá! Caio Paulista, que entrou bem na partida, fez jogada individual pelo meio, foi limpando para a canhota, mas a finalização saiu fraquinha e saiu sem perigo para Gabriel Batista. A partir daí, o jogo voltou a ficar picotado, com 30 faltas na partida.

Em uma delas, por detalhe não veio o empate do Flu. Em cobrança fechada de Cazares, Danilo Barcelos raspou de cabeça mas Gabriel Batista conseguiu espalmar. A partir daí, Roger Machado foi para o famoso tudo ou nada e lançou os centroavantes Bobadilla e Abel Hernandez nas vagas de Fred e Yago Felipe. Já Rogério Ceni também mexeu, mas manteve o desenho colocando Vitinho e Pedro nas vagas de Gabigol e Arrascaeta.

Aos 38, novamente o Fluminense quase chega a igualdade. Calegari encontrou Bobadilha na direita. O argentino do Fluminense cruzou na área, mas ninguém alcançou para empurrar para as redes. Na sequência do lance, Everton Ribeiro dá lindo passe para Vitinho na entrada da área que mandou longe do gol.

Nos minutos finais da partida, em contra-ataque bem armado, o Flamengo matou o jogo. Pedro fez grande jogada individual, tabelou com Vitinho e finalizou cruzado para a defesa parcial de Marcos Felipe. No rebote, João Gomes, que tinha acabado de entrar, só empurrou a bola para o fundo do gol e sacramentar o título.

Foto: Staff Images / Flamengo
Rogério Ceni é erguido pelos jogadores na celebração do título Carioca


Pontos moeda