A ginástica rítmica do Espírito Santo, conhecida por revelar atletas de alto nível no esporte, teve um ganho importante. Nesta terça-feira (30), foi realizada a solenidade que integra o Ginásio de Ginástica Rítmica e Artística Eduarda Mello Queiroz Rodrigues Pinho, localizado no Centro Jayme Navarro de Carvalho, na sede da Sesport, em Vitória, à rede de Centros de Excelência Loterias CAIXA Jovem Promessa de Ginástica.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O projeto pretende proporcionar inclusão social, massificação da ginástica, fomento ao esporte, descoberta de novos talentos e capacitação profissional da modalidade.
O evento contou com a presença de autoridades do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e da Federação do Espírito Santo de Ginástica (FESG).
O presidente do COB, Paulo Wanderley, que é capixaba e frequentava o local durante o período de sua graduação em Educação Física, reforçou a qualidade do espaço para o desenvolvimento das atletas e elogiou o trabalho feito no Espírito Santo.
“É fundamental ter um espaço para treinamentos específicos e apropriados com o apoio de todas as esferas para o atleta ter boas condições. O trabalho da Federação Capixaba está sendo de melhor qualidade, é uma modalidade que está em franca ascensão com vários resultados expressivos internacionalmente e esta inauguração mostra que estão indo no caminho certo”, ressaltou.
Maria Luciene Resende, presidente da CBG, também elogiou a estrutura do espaço e espera que nasça nova geração de grandes atletas.
“Vitória respira ginástica rítmica, é um celeiro de atletas. A inauguração desse espaço nos deixa muito felizes. A gente vê uma atleta que é ídolo, a Geovanna, e agora quem sabe teremos uma nova geração de atletas”, afirmou Luciene.
Na solenidade, vários grupos de atletas se apresentaram para o público e dirigentes que se fizeram presentes, incluindo a capixaba medalhista olímpica na Ginástica Rítmica, Geovanna Santos.
Medalhista de ouro no Mundial de Marrocos e no Pan-Americano do Rio, em 2021, a atleta falou da integração com a nova geração de ginastas e como é esse papel de ídolo para as mais jovens.
“Treino desde 2010 aqui no complexo da Sesport e para atletas da modalidade ter um espaço como esse é um privilégio, desde as novas gerações até as atletas de alto rendimento. Fico muito feliz quando elas chegam para falar comigo e elogiarem as performances, é gratificante ser uma inspiração porque também estive no lugar delas e olhava da mesma maneira para outras ginastas”, declarou.
Grandes objetivos na modalidade
Monika Queiroz, presidente da FESG, falou que considera o projeto esportivo como uma maneira de fomentar ainda mais o esporte e ressaltou que possuem grandes objetivos em parcerias, deixando em aberta a possibilidade de competições de grande porte para o Espírito Santo.
“O objetivo desse projeto é espalhar para a população em geral primeiro a importância do esporte para um mundo melhor, mais organizado e sensibilizado para depois possamos trabalhar com outras crianças e jovens”, destacou Monika.
“Nós temos grandes objetivos junto a Confederação Brasileira de Ginástica, como a possibilidade de trazer uma Copa do Mundo, uma etapa de campeonato internacional e dar uma visibilidade ainda maior para o Estado”, concluiu.
O secretário de Estado de Esportes e Lazer falou sobre a satisfação com a parceria e ressaltou o comprometimento com o projeto.
“É um prazer estar à frente desse momento tão importante de parceria. Tenho certeza que será um dos projetos mais bem executados ao nível nacional. Não faltará dedicação da nossa parte para ser efetivado”, declarou José Carlos Nunes.