Copa Vitória das Comunidades

Esportes

Bicampeão da Copa Vitória das Comunidades dá aula de amor ao futebol

Enquanto sonha com investimentos maiores, Estadual FC conta com a garra das jogadoras e comissão técnica para buscar o tricampeonato a partir do dia 27

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Leo Silveira/PMV
Equipe do Estadual FC comemora o bicampeonato da Copa Vitória das Comunidades em 2023

Quando se fala em futebol feminino no Espírito Santo, os primeiros nomes que vêm à cabeça são do Vila Nova, nove vezes campeão estadual, e do São Pedro Beach Soccer, melhor time do mundo no futebol de areia. Mas várias outras equipes buscam, dia a dia, um lugar ao sol e sonham com mais visibilidade, mais investimentos e, claro, mais taças na sala de troféus.

É o caso, por exemplo, do Estadual FC, atual bicampeão da Copa Vitória das Comunidades.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

CLÁSSICO NA ABERTURA

O Estadual FC será responsável pelo jogo de abertura da edição deste ano da Copa Vitória das Comunidades. No dia 27 de maio, enfrenta o União, às 19h15, no campo do Jabour, em Vitória. De cara, um clássico entre duas equipes favoritas ao título.

Os dois times estão no Grupo A, que tem ainda o São Geraldo. No Grupo B, estão MDE, América/ES e Caaes. Após se enfrentarem dentro de seus grupos, as duas melhores da cada chave avançam à semifinal. A final será no dia 30 de junho, às 7 horas, no estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira.

LEIA TAMBÉM: Confira a tabela do torneio feminino da Copa Vitória das Comunidades

AMOR PELO ESPORTE

Atual bicampeão, Estadual FC é um dos favoritos ao título da Copa Vitória das Comunidades, junto com o MDE, vice-campeão em 2023 — perdeu o título nos pênaltis após empate em 0 a 0 no tempo normal —, e do União.

Entretanto, mesmo com uma história já vitoriosa, a realidade do time para manter-se ativo é superar, diariamente, a falta de visibilidade e de investimento no futebol feminino do Espírito Santo.

"A gente vai se virando, vendendo chup-chup, vendendo comida na rua para ter dinheiro para pagar inscrições em campeonatos, por exemplo. Mas Deus sabe todas as coisas. Uma hora vai dar certo. Na verdade, já deu", conta o técnico do Estadual FC, Thyago Torrezani.
Foto: Instagram/@sandriny.fsantos
Thyago e Sandriny Torrezani com as meninas do Estadual FC em competição de futebol soçaite

Além de treinador, ele e a esposa, Sandriny Faustino Torrezani, também tomam conta de quase tudo referente à organização do time.

"Eu dou o treinamento sozinho, né? E minha esposa é a coordenadora, é quem organiza as outras coisas, como pagar contas e tudo mais. Agora ela tá um pouco mais afastada porque tá grávida, mas tá sempre comigo e me ajuda com a parte fora de campo", conta Thyago.

Os treinos às segundas-feiras são no campo da Curva da Jurema, cedido pela Prefeitura de Vitória. Os demais treinos são no campo da Obra Velha, no Bairro da Penha. O material de treino é fruto de doações feitas até mesmo por equipes adversárias dentro de campo, mas que demonstram solidariedade fora das quatro linhas. "Material é todo de doação. Temos doação até do MDE e do União Vitória, além da Federação. A gente não ainda ninguém pra fazer um investimento", revela o treinador.

Mas as dificuldades diárias não diminuem o ímpeto da equipe, que vai entrar com tudo em busca do tricampeonato da Copa Vitória das Comunidades.

"A gente é bicampeão e em 2024 todo mundo vai querer tirar esse título da gente, com times fortes. Mas nossa base é a mesma. Dia 27 já temos um grande clássico, contra o União, e vamos lutar pelo tricampeonato", garante Thyago.

"SOU UMA ATLETA 'MULTIPISOS'"

Flávia Helena é a craque do Estadual FC. Mas não brilha somente nos gramados. Afinal, ela também joga futsal, fut7 (soçaite) e beach soccer. Na areia, por sinal, foi campeã do Circuito Brasil defendendo o Flamengo.

Foto: Acervo pessoal
Flávia Helena pelo beach soccer do Flamengo

O início no futebol foi parecido com o da maioria das meninas, ou seja, jogando com os meninos do bairro onde ela morava, no Alagoano/Caratoíra.

"Eu comecei jogando no campo do meu bairro mesmo, com os meninos. Depois, parei pra jogar vôlei e ia fazer um teste, mas acabei lesionando o braço. Daí, voltei para o futebol no time do bairro, o CEF Caratoíra. Com 15 anos, fui pra outro time de bairro, o Arsenal. Fiquei por lá um tempo e depois saí e fiquei um ano sem time, só treinando. Foi quando encontrei o Estadual, onde eu tô há quase quatro anos", conta Flávia.

Ela explica também a opção de jogar futebol em diversos tipos de piso:

"Sou uma atleta 'multipisos'! Jogo futsal, fut7, futebol de campo e beach soccer. Joguei beach soccer pelo Flamengo em 2023 e também em 2024, mas o calendário do beach soccer lá não tem frequência eu voltei pra jogar as outras modalidades com o Estadual FC", explica a craque, que é dos principais destaques do atual bicampeão da Copa Metropolitana e foi emprestada ao poderoso Vila Nova este ano, para os dois jogos contra o Vasco pela Série A3 do Brasileirão Feminino.

LANÇAMENTO OFICIAL NA QUINTA-FEIRA

O Estadual FC é um dos destaques do lançamento oficial da edição de 2024 da Copa Vitória das Comunidades, que vai acontecer na quinta-feira (16), às 19 horas, no auditório da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, na capital.

Além das equipes do torneio feminino, também estarão presentes representantes dos 16 times do torneio masculino, que começa mais cedo, no dia 20 de maio, e terá a final disputada também no dia 30 de junho, no estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira, com transmissão ao vivo na TV Vitória e no YouTube do Folha Vitória. O Galáticos de Sábado, de Santo Antônio, é o atual campeão do torneio masculino.

VEJA TAMBÉM: VÍDEO | Capixabas são ouro em etapa da Copa do Mundo de ginástica rítmica

Pontos moeda