Esportes

Dominante! Porto Vitória é campeão do Capixabão Sub-20

Porto Vitória domina as categorias de base do futebol capixaba e levanta o troféu do Capixabão Sub-20

Foto: Henrique Montovanelli/FES

Se o assunto é futebol de base no Espírito Santo, é obrigatório incluir o Porto Vitória na discussão. Clube criado com 2014 com o objetivo de formação de jogadores, o "Verdão" conquistou o Capixabão Sub-20 de forma invicta.

O título veio neste sábado (25), com o empate em 3 a 3 com o Rio Branco no estádio Marcos José Campagnaro, em Ibiraçu. Como havia vencido o jogo de ida por 2 a 0, o Porto Vitória levantou a taça da categoria pela primeira vez.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

Vice-campeão estadual sub-20 em 2022 e 2023, perdendo as finais para Aster e Nova Venécia, respectivamente, o Porto Vitória já tinha conquistas estaduais em outras categorias de base. No ano passado, venceu o Capixabão Sub-17 e o Capixabão Sub-15. Faltava o título na categoria sub-20.

Com boa vantagem, o time abriu o placar em Ibiraçu com Douglas, aos dois minutos. O Rio Branco, que precisava vencer por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis, empatou e virou o jogo com gols de Bruno Fraboni e Davi, tudo ainda nos primeiros 15 minutos do primeiro tempo.

No segundo tempo, o Porto empatou com Natã. O Capa-Preta fez 3 a 2 com Matheus Dias, mas Davis deixou tudo igual novamente no placar, que seguiu em 3 a 3 até o apito final.

CAMPANHA DO CAMPEÃO

FASE DE GRUPOS
Porto Vitória 11 x 1 GEL
Desportiva 0 x 0 Porto Vitória
Porto Vitória 2 x 2 Rio Branco
GEL 1 x 5 Porto Vitória
Porto Vitória 4 x 0 Desportiva
Rio Branco 0 x 3 Porto Vitória
QUARTAS DE FINAL
Estrela 0 x 7 Porto Vitória
Porto Vitória 3 x 2 Estrela
SEMIFINAL
Real Noroeste 0 x 3 Porto Vitória
Porto Vitória 5 x 1 Real Noroeste
FINAL
Rio Branco 0 x 2 Porto Vitória
Porto Vitória 3 x 3 Rio Branco

CLASSIFICADO PARA A COPA DO BRASIL SUB-20

O título do Capixabão Sub-20 valeu também a vaga na Copa do Brasil Sub-20 do ano que vem. Porto e Rio Branco também vão jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro de 2025.

Em 12 jogos na campanha do Capixabão Sub-20, foram nove vitórias e três empates. O Porto Vitória ainda teve a incrível marca de 48 gols marcados, com média de 4 gols por jogo. O melhor ataque da competição deu as caras logo na primeira rodada, ao golear o GEL por 11 a 1.

LEIA TAMBÉM: Porto Vitória dispara na Copa Espírito Santo; veja a classificação