Fora da curva! Capixaba de Itaúnas brilha como promessa do atletismo brasileiro
Medalhista de ouro nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), Edimara Alves tem 16 anos e lidera o ranking brasileiro em duas categorias acima da sua idade
Uma das principais promessas do atletismo brasileiro é do Espírito Santo. Mais especificamente, de Itaúnas. A "capital nacional do forró" revelou para o País a jovem Edimara Alves, que nesta terça-feira (21) conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Aracaju (SE).
Edimara garantiu o título com um arremesso de 14m61, um metro a mais de distância do que a vice-campeã, Vitória da Silva Barreto, do Mato Grosso do Sul. A carioca Larissa Cardoso Melo completou o pódio, com 13m08.
>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Com apenas 16 anos, a capixaba acumula resultados expressivos nos últimos 12 meses. No segundo semestre do ano passado, Edimara foi medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-18, na primeira quinzena de agosto, em Aracaju (SE). Na sequência, conquistou a prata nos Jogos da Juventude, em setembro, em Ribeirão Preto (SP).
Já em 2024, além do título do JEBs, ela já garantiu, com um arremesso de 14m68, índice para o Mundial Sub-20, que será realizado em agosto em Lima, no Peru. Também é líder do ranking nacional das categorias sub-20 e sub-23 e sexta colocada no ranking adulto.
"Terminei minha participação no Jebs com a primeira colocação, garantindo vaga no Mundial Escolar que vai acontecer no Bahrein! Estou imensamente grata por tudo! Obrigada a todos que torceram e mandaram energias positivas para mim", comemorou Edimara, nas redes sociais.
PÓDIO NOS 100M COM BARREIRAS
Também na terça-feira (21), outro destaque do atletismo capixaba fez bonito nas pistas em Aracaju. Isabely Martins Amorim, 18 anos, foi medalhista de bronze na prova dos 100m com barreiras.
A capixaba completou a prova em 15s51, atrás da campeã Beatriz Camargo Silva (SP), que fez 14s28, e da vice-campeã Iasmin Marcelino (MG), com 15s08.
Isabely Martins é a atual recordista estadual nos 100m com barreiras. Em setembro do ano passado, ela correu para 15s00, superando a marca anterior, que era de 15s89.
LEIA TAMBÉM: Capixaba Lorraine Aguiar é medalhista de prata no Mundial de Atletismo