Galáticos monta timaço em busca do bicampeonato da Copa Vitória das Comunidades
Atual campeão, o Galáticos de Sábado, de Santo Antônio, tem reforços importantes para levantar a taça novamente este ano
"Em time que tá ganhando, não se mexe". A frase é um dos grandes jargões do futebol. Mas nem sempre é levada ao pé da letra. Pelo menos, não pelo Galáticos de Sábado, atual campeão da Copa Vitória das Comunidades, a maior competição de futebol amador do Espírito Santo.
>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A equipe de Santo Antônio conquistou o torneio pela primeira vez no ano passado, vencendo o Grêmio do Forte São João na decisão. Para defender a taça e buscar o bicampeonato, apostou em reforços e montou um verdadeiro timaço.
Primeiro, o objetivo foi manter a base campeã, com nomes como Navinha, Lucão, Brennin, Caio, Caio Cézar e Jean Sá. Mas o Galáticos foi além de buscou craques do fut7 (soçaite) para montar a sua constelação. Chegaram os goleiros LH e Kayron e Bruninho Madeira. Outras novidades em relação ao time de 2023 são Coxinha e TK, que estavam machucados no ano passado, e Thallyson.
LEIA TAMBÉM: Bicampeão da Copa Vitória das Comunidades dá aula de amor ao futebol
O Galáticos está no Grupo A da Copa Vitória das Comunidades, junto com Jabour (Jabour), Criadagem (Goiabeiras) e Caçador (Maruípe). Atual campeão, será responsável pelo jogo de abertura da competição, no dia 20 de maio, contra o Jabour, às 19h15, no campo da Curva da Jurema.
São 16 equipes divididas em quatro grupos de quatro times cada. Na primeira fase, elas jogam dentro de seus grupos e as duas melhores de cada chave avançam para as quartas de final. A final acontece no dia 30 de junho, no estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira, com transmissão ao vivo na TV Vitória e no YouTube do Folha Vitória.
"O time tá melhor do que no ano passado. É ter pés no chão e humildade que o bi vem", avisou o treinador Celsinho.
"O título foi inédito, né? Nós avisamos que chegaríamos para sermos campeões em 2023 e deu tudo certo. Nosso time tá motivado para 2024. Ser campeão é difícil, mas manter-se no topo é mais difícil ainda. Todo mundo quer jogar contra o nosso time, somos o time a ser batido. Vamos com nossa humildade, jogar com união. Somos favoritos, mas tem outras equipes. Acho a equipe do Grêmio do Forte muito boa, a equipe do Jabour também. Tem um time que subiu agora, o Criadagem. Tem bastante time bom. Vai ser difícil novamente. Não é fácil ganhar, mas vamos buscar esse bi", analisou Celsinho.
CLÁSSICO NA ESTREIA
Já na estreia, o Galáticos tem um "clássico" da competição contra o Jabour. As duas equipes se conhecem bem, pois foram adversárias em fases decisivas nos dois últimos anos.
"Caímos na chave mais dura do campeonato e já inauguramos com um clássico. Perdemos a final de 2022 para o Jabour, eliminamos a equipe deles na semifinal em 2023, então, criou-se aí uma boa rivalidade dentro de campo. Acredito que teremos aí boas batalhas", acredita o treinador do Galáticos.
Mesmo com mudanças no elenco, Celsinho acredita que o grande reforço do Santo Antônio é seguir à risca o lema do time: "Respeito, união e amizade. Esse é o nosso lema e o que levamos em primeiro lugar. O título é só uma consequência do contexto geral", conclui.
LANÇAMENTO OFICIAL NA QUINTA-FEIRA
O Galáticos de Sábado é um dos destaques do lançamento oficial da edição de 2024 da Copa Vitória das Comunidades, que vai acontecer na quinta-feira (16), às 19 horas, no auditório da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, na capital.
Além das equipes do torneio masculino, também estarão presentes representantes dos seis times do torneio feminino, que começa no dia 27 de maio e terá a final disputada também no dia 30 de junho, no estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira.
COPA VITÓRIA DAS COMUNIDADES
TORNEIO MASCULINO
Grupo A: Galáticos (Santo Antônio), Jabour (Jabour), Criadagem (Goiabeiras) e Caçador (Maruípe).
Grupo B: Grêmio (Forte São João), Shacktar (Sao Pedro), Balneário (Resistência) e Bela Vista (Bela Vista).
Grupo C: Bavi (Jesus de Nazareth), Comercial (Bonfim), Trevo (Santo Antônio) e Estrela (Bairro da Penha).
Grupo D: Cruz Azul (Bairro da Penha), 19 de Maio (Inhanguetá), Unidos (Maria Ortiz) e Central City (Centro)
1ª RODADA / CAMPO DA CURVA DE JUREMA
20/5 — Grupo A
19h15 — Galáticos x Jabour
20h45 — Criadagem x Caçador
21/5 — Grupo B
19h15 — Grêmio do Forte x Shacktar
20h45 — Balneário x Bela Vista
27/5 — Grupo C
19h15 — Bavi x Comercial
20h45 — Trevo x Estrela
28/5 — Grupo D
19h15 — Cruz Azul x 19 de Maio
20h45 — União x Central City