Instituto Viva Vida/Cetaf é vice-campeão do Brasileiro Interclubes de basquete
IVV/Cetaf perde a final para o Recreio da Juventude e fica em segundo lugar; Saldanha é o terceiro e os dois times capixabas avançam para a fase final nacional
Com uma campanha praticamente perfeita, o Instituto Viva Vida/Cetaf foi vice-campeão da fase classificatória do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19 de Basquete. A competição foi encerrada na noite de sexta-feira (10), quando o time de Vila Velha perdeu a final para o Recreio da Juventude (RS) por 53 a 38, na Arena Jacaraípe, em Serra.
>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Mesmo sem o título, o treinador do IVV/Cetaf, João Victor Freitas, fez questão de elogiar o desempenho do time na competição.
“Fizemos um campeonato muito bom e consistente. Claro que ficar com o título era importante, mas estou feliz com o que esses meninos apresentaram durante toda semana”, frisou o treinador.
CAMPANHA DO VICE-CAMPEONATO
Bastante disputada até o terceiro período, a vitória do time gaúcho foi definida na reta final da partida, graças ao bom desempenho de André Luiz e Brayan Henri, que anotaram 17 e 15 pontos, respectivamente. No IVV/Cetaf, nenhum jogador atingiu os dois dígitos na pontuação, mas Welton Silva, João Klein e João Otávio marcaram oito pontos, cada.
O campeonato começou com 12 clubes, sendo três deles do Espírito Santo: Álvares Cabral, Saldanha da Gama e Instituto Viva Vida/Cetaf.
Após a fase de classificação, Instituto Viva Vida/Cefaf e Saldanha avançaram às quartas de final, com a segunda e a terceira melhor campanha, respectivamente — o Recreio da Juventude (RS) foi o time de melhor campanha geral. O Álvares, por sua vez, ficou na 11ª colocação geral, fora da zona de classificação.
Nas quartas de final, o IVV/Cetaf derrotou o Paysandu (PA) por 62 a 40 e, na semifinal, venceu o Saldanha da Gama por 56 a 48. Na decisão, porém, foi derrotado pelo Recreio da Juventude (RS), equipe de Caxias do Sul (RS).
SALDANHA É BRONZE E TEM O CESTINHA
Na disputa pelo terceiro lugar, o Saldanha da Gama venceu o Desportivo (RN) por 89 a 82 e comemorou a medalha de bronze. O clube do Forte São João teve também o cestinha da competição, João Pedro.
Mais do que isso, com o resultado, o time alvirrubro se juntou ao IVV/Cetaf e ao Recreio da Juventude como os três times classificados para a fase final do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19, que acontece no segundo semestre.
Além dos três, também já estão classificados: Paulistano, Pinheiros, São José, Minas Tênis clube, Corinthians, São Paulo, Flamengo, Tijuca, LDPG e Sociedade Thalia.
CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES SUB-19
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Campeão: Recreio da Juventude (RS)
Vice-campeão: IVV/Cetaf (ES)
3º colocado: Saldanha da Gama (ES)
4º colocado: Desportivo (RN)
LEIA TAMBÉM: Veja quem venceu a Regata Show Snipe Match Race em Vitória