Copa Vitória das Comunidades

Esportes

Olho neles! Conheça os times que chegaram para ficar na Copa Vitória das Comunidades

As quatro equipes que subiram para a 1ª Divisão em 2024 mostram entusiasmo e sonham alto na Copa Vitória das Comunidades

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
O lançamento oficial da edição de 2024 da Copa Vitória das Comunidades será nesta quinta-feira (16)

Entre os 16 times que vão disputar, a partir do dia 20 de maio, o torneio masculino da Copa Vitória das Comunidades, quatro subiram este ano para a 1ª Divisão. E o quarteto garante que chegou para ficar e, quem sabe, até mesmo brigar pelo título.

A maior competição de futebol amador do Estado começa na próxima segunda-feira (20), no campo da Curva da Jurema, em Vitória. Na primeira noite, jogam Galáticos de Sábado x Jabour, às 19h15, partida que reúne o atual campeão, o Galáticos, contra um dos favoritos. Na sequência, jogam Criadagem x Caçador.

E é justamente o Criadagem uma das novidades da edição de 2024 do campeonato.

CONHEÇA AS NOVIDADES DA COPA VITÓRIA DAS COMUNIDADES

Foto: Acervo pessoal
Criadagem foi campeão da 2ª Divisão da Copa Vitória das Comunidades de 2023 e vai estrear na 1ª Divisão

CRIADAGEM

Bairro: Goiabeiras
Primeira vez na 1° divisão
Campeão invicto da 2ª Divisão em 2023
Técnico: Hudson Cezini

No ano passado, o time de Goiabeiras estreou na competição, disputando a 2ª Divisão. O resultado foi o título invicto, conquistado nos pênaltis na final contra o Balneário, após empate em 1 a 1 no tempo normal.

Agora, vai jogar pela primeira vez a 1° divisão. Mesmo sem treinar, já que a equipe se junta apenas para os campeonatos. Fórmula que deu certo em 2023 e que o time espera fazer funcionar novamente a partir de segunda-feira. A equipe é formada por jogadores da região de Goiabeiras.

“O nosso elenco é recheado de bons jogadores. Infelizmente, tivemos a baixa por lesão do nosso 10, Caíque, que foi considerado o melhor jogador do campeonato passado, mas conseguimos manter excelentes jogadores como Luis, Matheus Carapina e nosso goleiro, o Igor da Rosa. O nosso foco, desde o início, foi manter e dar espaço aos ‘crias’ da nossa região. Contamos com nosso capitão, Patrick, com Clemer, Vitor, Daniel, Robson, que são ótimos jogadores e foram fundamentais para nossa conquista”, explicou um dos diretores do Criadagem, Fabian Rugere.

O estreante está no Grupo A, com o Galáticos, Jabour e Caçador. Os dois primeiros avançam às quartas de final.

“Ficamos felizes em ser reconhecidos pelo ótimo trabalho que fizemos na Segundinha. Buscamos montar uma equipe forte e competitiva, priorizamos manter a nossa base de ‘crias’ e fomos ao mercado atrás de bons reforços, mas não só para disputar, e sim parar conseguirmos as classificações para as fases finais e, consequentemente, buscarmos o tão sonhado título”, garantiu Fabian.

Foto: Acervo pessoal
Representante de Resistência, o Balneário está de volta à 1ª Divisão e espera conquistar o título

BALNEÁRIO

Bairro: Resistência
Vice-campeão da 1ª Divisão em 2021
Vice-campeão da 2ª divisão em 2023
Técnico: Wagner dos Anjos

Jogar a 1ª Divisão não é novidade para o Balneário. A equipe de Resistência, por sinal, já foi até finalista, perdendo o título para o Bavi na edição de 2021. No ano passado, foi vice-campeã da 2ª Divisão e cravou a sua volta à elite em 2024. Agora, espera chegar para ficar.

“O grande destaque do nosso elenco é a união que temos, dentro e fora de campo. Acreditamos que todos são importantes para a caminhada, pois a luta é grande”, conta Dudu, um dos responsáveis pelo Balneário FC, clube amador fundado em 27 de fevereiro de 2012.

Entre os destaques do elenco está Henrique Galo, atacante que joga pelos lados do campo e tem tudo para ser um dos principais nomes da Copa Vitória das Comunidades. Outra curiosidade é que Dudu também pode ser chamado de “DuGol”. Afinal, além de dirigente, ele também é atleta e membro da comissão técnica.

“Nosso time ia acabar. Mas como eu sempre fui atleta do time e o ex-presidente sempre gostou de mim, eu tive a oportunidade de dar continuidade do time. Aí, primeiro eu assumi como técnico. Depois, chamei alguns amigos de infância que me ajudam hoje. Agora eu tenho quem me ajude e, quando dá pra jogar, eu jogo”, contou DuGol.

Ele acredita que o Balneário pode fazer uma bela campanha na competição:

“Nossa expectativa é competir em alto nível, representar a nossa comunidade e, quem sabe, chegar à grande final novamente. Desta vez, muito mais forte em busca do título”, garantiu DuGol.

O Balneário caiu no Grupo B e estreia no dia 21 de maio contra o Bela Vista, às 20h45, no campo da Curva da Jurema. Antes, às 19h15, jogam Grêmio do Forte x Shacktar.

Foto: Acervo pessoal
O Estrela, que vai completar 50 anos de fundação em junho deste ano, tem tradição no futebol amador

ESTRELA

Bairro: Bairro da Penha
Completa 50 anos em junho deste ano
Semifinalista da 2ª divisão em 2023
Técnico: Bruno Maria

O Estrela pode ser uma novidade na edição de 2024 da Copa Vitória das Comunidades, em relação ao ano passado. Entretanto, está longe de ser inexperiente. O time do Bairro da Penha é um dos mais tradicionais da cidade e vai completar 50 anos de fundação no dia 20 de junho deste ano.

Tanta história faz com que vários jogadores do elenco atual sejam filhos de ex-jogadores da equipe.

“É um dos únicos times antigos que está vivo”, destaca Igor Santos, um dos responsáveis pelo Estrela, junto com Mike.

O Estrela ganhou este nome por causa da Rua do Estrela, no Bairro da Penha. De volta à 1ª Divisão, montou um elenco forte, com jogadores que até pouco tempo estavam no futebol profissional, como Ramires, que já fez gol em final de Capixabão, em 2016, pela Desportiva, e Maxsuel, que já vestiu a camisa de Desportiva, São Mateus e Vitória, entre outros no futebol capixaba, além de ter jogado na Itália.

“Estamos otimistas para chegarmos até a final do campeonato. Conseguimos montar uma grande equipe, com jogadores da região com bastante experiência e rodagem tanto no futebol amador quanto profissional. O time é formado por jogadores da comunidade e juntamos os melhores, com destaque para Fabinho, Nerison (Ramires) e Maxuel”, conta Igor Santos.

O Estrela está no Grupo C da Copa Vitória das Comunidades, junto com Bavi, Trevo e Comercial, equipe do Bomfim que é um dos principais adversários na história dos clubes. “É sempre jogo pegado”, garante Igor.

A estreia será no dia 27 de maio, contra o Trevo, às 20h45, no campo da Curva da Jurema. Mais cedo, às 19h15, jogam Bavi x Comercial.

Foto: Acervo pessoal
O Trevo venceu amistoso de preparação nesta semana e está embalado para a competição

TREVO

Bairro: Caratoíra
Clube fundado em 2011
Semifinalista na 2ª Divisão em 2023
Técnico: Renan Souza

Fundado em 2011, o Trevo Futebol Clube parou as atividades depois da pandemia de Covid-19. Quando retornou, precisou jogar a 2ª Divisão para buscar novamente seu espaço entre as principais equipes do futebol amador de Vitória.

A julgar pelo penúltimo amistoso, Trevo voltou pra ficar. Na terça-feira (14), o time venceu o Bela Vista — que também vai jogar a Copa Vitória das Comunidades por 3 a 1, no campo da Curva da Jurema. Na sexta-feira, o amistoso será com o Jabour, um dos favoritos.

“Após a pandemia, nós paramos o time e, por isso, precisamos jogar a 2ª Divisão para retornarmos à 1ª Divisão. Nossa expectativa é de fazer bons jogos. Com respeito a todas as equipes, iremos em busca da vaga na final”, avisou o treinador o Trevo, Renan Souza.

A equipe de Caratoíra treina no campo do Alagoano. O sorteio botou o time no Grupo C, junto com Bavi, Comercial e Estrela. A estreia será no dia 27 de maio, contra o Estrela, às 20h45, no campo da Curva da Jurema. Mais cedo, às 19h15, jogam Bavi x Comercial.

“Nossa chave tá forte e vamos enfrentar ótimas equipes. Respeitamos todas, mas vamos em busca do nosso sonho. Já fomos vice-campeões da competição e agora vamos buscar o título”, garantiu o técnico Renan.

O Trevo é formado por jogadores da Grande Santo Antônio. Entre os destaques, estão o goleiro Álvaro e o artilheiro Rodrigo, além de Ratinho, Pedrinho, Vandinho e Dudu.

LEIA TAMBÉM: Galáticos monta timaço em busca do bicampeonato da Copa Vitória das Comunidades

LANÇAMENTO OFICIAL NESTA QUINTA-FEIRA

O lançamento oficial da edição de 2024 da Copa Vitória das Comunidades vai acontecer nesta quinta-feira (16), às 19 horas, no auditório da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, na capital.

Além das equipes do torneio masculino, também estarão presentes representantes dos seis times do torneio feminino, que começa no dia 27 de maio e terá a final disputada também no dia 30 de junho, no estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira.

LEIA TAMBÉM: Bicampeão da Copa Vitória das Comunidades dá aula de amor ao futebol

COPA VITÓRIA DAS COMUNIDADES

TORNEIO MASCULINO

Grupo A: Galáticos (Santo Antônio), Jabour (Jabour), Criadagem (Goiabeiras) e Caçador (Maruípe).
Grupo B: Grêmio (Forte São João), Shacktar (Sao Pedro), Balneário (Resistência) e Bela Vista (Bela Vista).
Grupo C: Bavi (Jesus de Nazareth), Comercial (Bonfim), Trevo (Santo Antônio) e Estrela (Bairro da Penha).
Grupo D: Cruz Azul (Bairro da Penha), 19 de Maio (Inhanguetá), Unidos (Maria Ortiz) e Central City (Centro)

1ª RODADA / CAMPO DA CURVA DE JUREMA

20/5 — Grupo A
19h15 — Galáticos x Jabour
20h45 — Criadagem x Caçador
21/5 — Grupo B
19h15 — Grêmio do Forte x Shacktar
20h45 — Balneário x Bela Vista
27/5 — Grupo C
19h15 — Bavi x Comercial
20h45 — Trevo x Estrela
28/5 — Grupo D
19h15 — Cruz Azul x 19 de Maio
20h45 — União x Central City