Copa Vitória das Comunidades

Esportes

Pontapé inicial para a Copa Vitória das Comunidades; veja os grupos

Maior competição de futebol amador de Vitória começa no próximo dia 20, com 16 equipes no torneio masculino e seis equipes no feminino

Gabriel Cavalini

Redação Folha Vitória
Foto: Gabriel Cavalini
Representantes das 16 equipes inscritas no torneio masculino participaram do congresso técnico

O pontapé inicial para edição de 2024 da Copa Vitória das Comunidades foi dado na noite de segunda-feira (6). A maior competição de futebol amador da cidade começa no dia 20 de maio e, no congresso técnico realizado no auditório do Tancredão, em Vitória, foram apresentados detalhes do regulamento e da tabela da competição masculina.

O congresso técnico do torneio feminino acontece nesta terça-feira (7), às 19 horas, novamente no Tancredão, no bairro Mário Cypreste, em Vitória.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
A final do torneio masculino de 2023 foi realizada no estádio Salvador Costa, com título do Galáticos

O torneio masculino terá 16 equipes. Representante do Galáticos de Sábado, time que foi o campeão em 2023, Binho está confiante na conquista do bicampeonato.

"A expectativa é sempre grande pra este campeonato. Nossa equipe está muito comprometida em busca o bi. Está todo mundo empenhado, vamos jogar respeitando todas as equipes, e se Deus quiser, vamos manter este título em Santo Antônio. Mas teremos um 'grupo da morte' pela frente, com Jabour e Caçador, que enfrentamos no último ano", analisou Binho, que integra a comissão técnica do Galáticos de Sábado.

NOVATOS

A competição de 2024 contará com quatro equipes que subiram da segunda divisão em 2023: Criadagem (Goiabeiras), Estrela (Bairro da Penha), Balneário (Resistência), Trevo (Grande Santo Antônio). Para o coordenador geral da Copa das Comunidades, Deyvid Bessa, o torneio é uma oportunidade de unir diferentes comunidades e classes sociais.

"É uma competição brilhante, que reúne histórias de diferentes comunidades. Tanto aquelas que pertencem a regiões mais humildes, quanto de bairros considerados nobres. E o Congresso Técnico é importante pra esclarecer as regras e o regulamento da competição pro pessoal", explica Deyvid.

A Copa Vitoria das Comunidades começa no dia 20 de maio e vai até 30 de junho, quando será disputada a final. Na primeira fase do torneio masculino, as equipes se enfrentam dentro dos seus grupos e os dois melhores avançam às quartas de final. A partir das quartas de final, os confrontos serão decididos em jogo único.

A final acontece no dia 30 de junho, no estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira, com transmissão ao vivo na TV Vitória e no YouTube do Folha Vitória.

TORNEIO FEMININO

O torneio feminino da Copa Vitória das Comunidades terá seis equipes, que serão dividas em dois grupos de três times cada. Os dois melhores avançam às semifinais.

Participam da competição os seguintes times: MGV, Caaes, União Vitória, MDE, São Geraldo e Estadual.

Em 2023, o Estadual levou o título ao vencer o MDE nos pênaltis por 5 a 3, após empate em 0 a 0 no tempo normal da decisão, realizada no estádio Salvador Costa.

O congresso técnico do torneio acontece nesta terça-feira (7), às 19 horas, no Tancredão, com a definição dos grupos. 

LEIA TAMBÉM: Vitória vence em casa na sua estreia na Copa Espírito Santo

COPA VITÓRIA DAS COMUNIDADES

TORNEIO MASCULINO

Grupo A: Galáticos (Santo Antônio), Jabour (Jabour), Criadagem (Goiabeiras) e Caçador (Maruípe).

Grupo B: Grêmio (Forte São João), Shacktar (Sao Pedro), Balneário (Resistência) e Bela Vista (Bela Vista).

Grupo C: Bavi (Jesus de Nazareth), Comercial (Bonfim), Trevo (Santo Antônio) e Estrela (Bairro da Penha).

Grupo D: Cruz Azul (Bairro da Penha), 19 de Maio (Inhanguetá), Unidos (Maria Ortiz) e Central City (Centro)

TORNEIO FEMININO

Equipes inscritas: MGV, Caaes, União Vitória, MDE, São Geraldo e Estadual