Só pra elas! Projeto social exclusivo para mulheres faz sucesso no futebol
O projeto Meninas do Espírito Santo, ou MDE, é o atual vice-campeão da Copa Vitória das Comunidades e se preparou para levantar a taça este ano
Um projeto social de futebol voltado só para meninas. A ideia inicial do MDE era dar mais espaço às meninas que querem jogar futebol. Ideia que deu tão certo que o time é um dos favoritos ao título da Copa Vitória das Comunidades.
O torneio feminino começa na próxima segunda-feira (27), com seis equipes disputando o título e a premiação de R$ 10 mil que será dada ao time campeão — mesmo valor da premiação masculina.
>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!
Vice-campeão em 2023, perdendo o troféu para o Estadual FC somente nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo normal, o MDE tem credencial para brigar novamente pela taça.
"O principal objetivo do MDE é oportunizar o futebol feminino e empoderar a mulher dentro da prática do esporte e da cultura. Esse é o nosso grande objetivo. É garantir que elas possam treinar de forma gratuita e garantir a elas esse acesso ao futebol", explica SidneI Freitas, fundador do projeto Meninas do Espírito Santo (MDE).
Há dois anos no projeto, Iara Araújo é uma das "crias" do MDE.
"Desde os 13 anos eu jogo bola, então, pra mim tá sendo uma experiência maravilhosa. Eu sou zagueira e tenho evoluído bastante aqui", comemora Iara.
EVOLUÇÃO DENTRO E FORA DE CAMPO
Ter chegado à final no ano passado deu ainda mais motivação à equipe para a edição deste ano da Copa Vitória das Comunidades.
"Estamos treinando desde o dia 3 de janeiro, direto, incansavelmente, pra gente poder chegar e mostrar um bom futebol. A Copa Vitória das Comunidades é o nosso principal objetivo para este ano", avisou Sidney.
A evolução acontece dentro e fora de campo, com o projeto conseguido melhorar as condições de treino e jogo das meninas.
"Hoje a gente tem uniforme de treino e de jogo, a gente tem cartão de passagem, e isso ajuda muito na questão financeira de algumas meninas que, às vezes, não podem ir aos treinos por conta de passagem. Tudo isso contribui muito", aprova Iara, que vê o time preparado para voltar a ser campeão da Copa Vitória das Comunidades:
"A gente tem disputado outras competições para melhorar a evolução do time. Creio que a gente consegue (ser campeão) este ano. Estamos tendo muita evolução individual e coletiva. Este ano, creio eu, vai dar certo", acredita Iara.
COPA VITÓRIA DAS COMUNIDADES
TORNEIO FEMININO
Grupo A: Estadual, União Vitória e São Geraldo
Grupo B: MDE, América/ES e Caaes
TABELA DE JOGOS / 1ª FASE
27/05 — Campo do Jabour
19h15 — Estadual x União Vitória
20h45 — MDE x América/ES
4/06 — Campo do Jabour
19h15 — América/ES x Caaes
20h45 — União Vitória x São Geraldo
12/06 — Campo do Jabour
19h15 — Estadual x São Geraldo
20h45 — MDE x Caaes
LEIA TAMB´ÉM: Caçador mostra força rumo ao título inédito da Copa Vitória das Comunidades