O Espírito Santo ainda carece de um calendário para o eixo de e-Sports e competições entre capixabas. Entretanto, alguns torneios já têm movimentado os fãs de games no Estado, principalmente na DXC Mega Arena, parceira da Rede Vitória na realização do programa Geração Gamer, que estreia domingo (09), às 8 horas.
“Esse passo com o Geração Gamer é muito importante. O aumento da visibilidade pode trazer mais captação de recursos e, com isso, poderemos ter mais eventos profissionais realizados no Espírito Santo. A gente precisa que as pessoas tenham essa cultura, entendam que podem investir nesse meio”, acredita o técnico do time de League of Legends do Bulldozer e-Sports, Giovanni “JooW” Federici.
Nos dias 30 e 31 de março, a DXC Mega Arena promoveu, junto à Federação Nacional de Futebol Virtual (FNFV), o 11×11 Pro League Brasil. Pela primeira vez, um torneio dessa proporção foi realizado no mundo, de modo presencial, em que 11 gamers controlam cada jogador. O evento contou com a participação de 21 equipes e o Santos ficou com o título inédito.
A DXC Mega Arena promove semanalmente competições dentro da casa, tendo não somente os jogos mais populares, como League of Legends, CS:GO e FIFA, mas também outros com menos adeptos, como o Fortnite, que tem aumentado o número de fãs recentemente.
“O calendário de eventos da DXC é um dos únicos de e-Sports do Espírito Santo. O que a gente tem para os capixabas, em termos de competição fora da DXC, são eventos abertos ao público nacional e que os capixabas podem participar. Por exemplo, classificatória de algum torneio. Para participar entre capixabas, tem a DXC ou outro evento autônomo que surge durante o ano”, explicou “JooW” Federici.
Atualmente, os capixabas que se destacam em torneios de e-Sports são Micael “MicaO” Rodrigues, atualmente membro da INTZ, equipe campeã do primeiro split do Campeonato Brasileiro de League of Legends; Humberto “Garo” Peixoto, atirador do time de League of Legends do Pro Gaming, que está no Circuito Desafiante, conhecido como Circuitão, que é a segunda divisão do CBLoL; e Thiago “Coglorin” Pontes, jogador profissional de Hearthstone, um jogo de cartas no qual ele já venceu a Copa América, representando o Brasil.