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Após escalada, equipe do capixaba Hugo Cibien termina em 7° na Endurance Brasil

Com alguns problemas durante as 174 voltas no Velopark, o AJR do time Power Imports foi de 15º até a 5ª posição na corrida

Foto: Ricardo Saibro

Na terceira etapa da temporada 2023 da Império Endurance Brasil, o AJR da equipe Power Imports, do piloto capixaba Hugo Cibien, chegou em sétimo na categoria P1 nas Três Horas do Velopark.

Porém, a história das 174 voltas do protótipo de motor Chevrolet V8 pela pista tem muitas nuances, algumas delas comentadas pelo capixaba, que dividiu o volante com o catarinense Alexandre Finardi e o carioca Nicolas Costa.

“Optamos por trabalhar em uma faixa de potência menor que outras equipes que usam o mesmo motor. O oitavo lugar na classificação era mais ou menos o resultado que a gente projetava. Na corrida, queríamos e poderíamos acabar mais para a frente, mas alguns fatores que fazem parte de uma corrida acabaram impedindo que cumpríssemos a meta”, diz Cibien.

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O primeiro desses fatores foi a entrada do carro para o primeiro dos três pit stops obrigatórios sob bandeira verde, quando logo depois foi acionada a bandeira amarela e o carro de segurança entrou na pista. 

Nesse caso, quem para sob bandeira amarela leva muita vantagem, sobretudo numa pista curta como o Velopark, onde as voltas são feitas na casa dos 50 segundos, e a chance de levar uma volta é maior.

Finardi entregou o carro para Nicolas Costa – que estreava na categoria P1 – em 10º, mas o carioca saiu do pit e foi obrigado a dar algumas voltas lentas atrás do carro de segurança, caindo para 15º.

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Ainda sim, Nicolas fez a melhor volta da equipe (50s714) em seu primeiro stint, recuperou cinco das posições perdidas em função do pit sob bandeira verde e entregou o carro em 10º para Hugo Cibien na segunda parada.

O capixaba fez o maior stint da Power Imports, com mais de 50 voltas. Recebeu o carro em 10° e entregou em 5º, mas a parada do AJR no terceiro e último pit stop foi mais de um minuto mais longa que o mínimo permitido em regulamento. 

Isso porque, segundo o piloto capixaba, precisou fixar alguns problemas que estavam prejudicando o rendimento do carro e poderiam acabar com a corrida: uma quebra no suporte da asa traseira, a parte dianteira da carenagem que estava roçando e provocando desgaste excessivo no pneu, e um vazamento de óleo.

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“Essa quebra da asa prejudicou bastante o equilíbrio do carro, sobretudo nas curvas, mas eu estava conseguindo manter o ritmo de corrida programado, então resolvemos esticar ao máximo minha permanência na pista. Pena que para consertar o carro perdemos tempo, e aqui significou voltas e posições”, disse Cibien.

No último stint, o mais curto, Nicolas Costa não teve tempo de recuperar posições na pista e cruzou a linha de chegada em sétimo entre os protótipos (P1). A próxima etapa da Império Endurance Brasil acontece dia 23 de setembro em Goiânia.

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