Esportes

Empresa capixaba desenvolve rede de Wi-Fi da nova Arena do Atlético-MG

Visita teste foi realizada na Arena MRV com a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, na quarta-feira, dia 21

Foto: Divulgação/Arena MRV

Os holofotes do esporte estiveram voltados para a nova casa do Clube Atlético Mineiro, a Arena MRV, considerada a mais tecnológica da América Latina. O estádio foi palco do evento teste na quarta-feira (21) de internet Wi-Fi 6E, o mais novo padrão de redes sem fio e contou com a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

O Espírito Santo também deu uma contribuição para o evento realizado na nova Arena do Galo, já que todo o projeto de implementação da rede de Wi-Fi ultrarrápida está sendo desenvolvida pela empresa capixaba Nexa Tecnologia, de Jardim Camburi.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Para os testes de quarta, foram instalados pontos de acesso da sério Cisco Catalyst 9166, equipamento recentemente homologado no Brasil pela Anatel. Pelos resultados obtidos pela ferramenta de monitoramento da Arena, a velocidade de download chegou a 1,4Gbps (Gigabits por segundo). 

Já a velocidade de upload ficou em 1,2Gbps, com latência de 10ms (milissegundos). Na comparação, o 4G pode operar com velocidade em média de 100 Mbps. Com o Wi-Fi 6E, é possível oferecer acesso à internet de qualidade para um público de 46 mil pessoas que é a capacidade da Arena. 

Além disso, a rede permite que todo o estádio esteja conectado com as catracas de acesso e o sistema de automação. É uma conectividade de alta performance.

LEIA TAMBÉM: Após escalada, equipe do capixaba Hugo Cibien termina em 7° na Endurance Brasil

São mais de 800 pontos de acessos de alta densidade Wi-Fi, sendo 285 de um modelo específico desenvolvido para ambiente com alta concentração de pessoas, como a cobertura das arquibancadas e do gramado durante os shows. 

Este último número supera até a quantidade de antenas empregadas pelo SoFi Stadium, em Los Angeles, considerada a arena esportiva mais cara do mundo, com um custo de US$ 5,5 bilhões, e com capacidade para 70.000 espectadores.

“A Arena MRV adotou um equipamento Wi-Fi muito moderno e robusto desenhado para ambientes com alta concentração de pessoas como estádios e aeroportos. Foi o primeiro teste dessa tecnologia nos estádios na América Latina”, disse Sergio Eler Costa, diretor de tecnologia da Nexa.

LEIA TAMBÉM: Rafael Teixeira é o grande campeão da categoria PRO da 1ª etapa do Tríplice Coroa

Sergio Eler explica que as principais vantagens do novo padrão de Wi-Fi são a redução de interferências, maior velocidade disponível para os usuários, que permite o uso de realidade aumentada e vídeos em 8K, e segurança mais robusta. 

A tecnologia se faz necessária devido ao objetivo de utilização da Arena que será palco de grandes shows, além de jogos de futebol.

“O intuito do teste é fomentar a nova tecnologia para a adoção do mercado. Com o advento da transformação digital, o número de dispositivos móveis que os projetos de Internet das Coisas e cidades inteligentes estão demandando conectividade é muito grande. A nova tecnologia do WiFi 6E usando frequência 6Ghz liberada vai acelerar a adoção desses projetos”, reforça. 

Pontos moeda