Esportes

Feras do longboard e SUP wave disputam circuito nacional no ES

Campeonato que reúne atletas de diversas regiões do país vai até o próximo domingo (18), em Pontal do Ipiranga, em Linhares

Vitor Simões

Redação Folha Vitória
Foto: Pedro Monteiro

Com participação aberta ao público, a primeira etapa nacional do Circuito Brasileiro de Longboard e SUP Surf teve início nesta quinta-feira (15) e vai até o próximo domingo (18) em Pontal do Ipiranga, no município de Linhares. 

Segundo a Confederação Brasileira Surf, organizadora do evento, a competição recebe atletas de diversas regiões do país para a disputa. As baterias classificatórias começam sempre às 7h. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Sobre a competição, o presidente da Associação de Surf de Linhares (ASL), Fábio Fiorot destacou a importância do evento para o município e atletas.  

“Estamos felizes em trazer novamente o protagonismo do surfe para o litoral de Linhares, que é um pico maravilhoso e um espaço de formação de talentos no nosso Litoral. O surfe é um esporte olímpico no qual Brasil é uma referência, e agora, com as feras do esporte desembarcando no nosso litoral, vamos aproveitar ainda mais este potencial em Linhares”, afirmou.

A organização da disputa, que recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Linhares, prevê que cerca de 10 mil pessoas passem durante os 4 dias de evento.

Para prestigiar o evento, atletas com grande nome no esporte já confirmaram presença na etapa do Pontal do Ipiranga. 

Entre eles, o capixaba e campeão brasileiro open, Alexandre Escobar, 3 vezes vencedor no circuito estadual e terceiro lugar no Sul-Americano. 

Além de Alexandre, irão participar os atletas Caio Vaz, campeão mundial de Sup Wave e ator; Atalanta Batista, três vezes campeã sul-americana e seis vezes no Brasil; e Carlos Bahia, campeão brasileiro quatro vezes e terceiro colocado nas Olimpíadas Pan-Americanas e no ISA Games, eventos realizados em El Salvador. 

“Esta competição nacional vem para fomentar cada vez mais o longboard e o sup surf, não somente em Linhares mas em todo o Brasil. Temos convicção que a etapa de Pontal do Ipiranga está pronta para entregar uma experiência completa aos fãs, estejam eles na praia ou acompanhando as transmissões oficiais. Sem nenhuma dúvida, os novos destaques do surfe no país terão a visibilidade que merecem”, explicou Fabrício Lopes, secretário municipal de Esporte e Lazer.

A competição será sempre transmitida ao vivo no canal do youtube da Associação de Surf de Linhares.

Segunda etapa do Circuito e competição Tríplice Coroa

Os vencedores da primeira etapa de Long Board e Stand Up Paddle Wave irão participar da segunda etapa, que acontecerá entre os dias 22 a 25, em Jacaraípe, na Serra.

Durante o mesmo período, ocorrerá paralelamente a primeira etapa da competição Tríplice Coroa, em Pontal do Ipiranga, categoria profissional capixaba com o valor de R$ 20 mil em prêmio. 

O atleta Rafael Teixeira, único capixaba entre os 10 brasileiros na segunda divisão do circuito mundial de surfe Challenger Series (CS), irá marcar o evento com a participação na disputa. 

Qual é a diferença entre os esportes?

Os estilos de surfe Longboard e Sup Wave, também chamado Stand Up Paddle Wave, utiliza pranchas maiores, materiais que se destacam pela prática mais suave e clássica do esporte. O Sup Wave ainda utiliza o remo como equipamento auxiliar à prancha.

*Com a colaboração da estagiária Sofia Galois