Esportes

Alô, Paris! Mikaela aumenta a lista de capixabas na Olimpíada

Atleta da seleção brasileira de taekwondo, Mikaela Oliveira é mais uma capixaba convocada para estar nos Jogos Olímpicos de Paris/2024

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Acervo pessoal
Medalhista de ouro no Grand Slam de 2024, a capixaba Mikaela Oliveira vai estar nos Jogos de Paris

A lista de capixabas na Olimpíada de Paris/2024 acaba de aumentar. A responsável por isso é a lutadora Mikaela Oliveira, 21 anos, que foi convocada nesta semana para fazer parte da equipe mista brasileira de taekwondo que fará uma exibição da categoria nos Jogos Olímpicos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

Mikaela se junta a outro capixaba na mesma equipe, Pedro Alves, que teve a sua convocação anunciada em fevereiro deste ano.

Em Paris, eles vão representar o Brasil na equipe mista, competição na qual cada equipe tem dois lutadores homens e duas mulheres. A categoria será disputada como exibição.

QUEM É ELA

MIKAELA OLIVEIRA

Idade: 21 anos
Naturalidade: Serra
Equipe: Two Brothers, de São Caetano do Sul (SP)
Tempo de seleção brasileira: 4 meses
Principais conquistas: bronze no Rio Open 2022, bronze no Grand Slam 2023, ouro no Super Brasileiro, ouro na Copa do Brasil, ouro no Grand Slam 2024

CHORO DE ALEGRIA

Foto: Acervo pessoal
A lutadora Mikaela Oliveira com a família

Mikaela recebeu a notícia da convocação na quarta-feira (19), diretamente dos seus treinadores na equipe Two Brothers, de São Caetano do Sul (SP), onde mora.

"Fiquei sabendo pelos meus treinadores e foi a melhor notícia do meu dia. A sensação é de gratidão. Na hora, eu só sabia chorar, né, porque eu não tava acreditando naquilo que tava acontecendo", conta Mikaela, que treina na mesma equipe de Pedro Alves.

A emoção continuou forte no momento de contar a novidade para os pais, Marcela Oliveira e Jackson Silva, e para a irmã, Millena.

"Pra mim, a melhor parte foi contar pra minha família, para os meus pais, pra minha irmã. Eles fazem parte deste sonho comigo, então, a melhor parte foi contar e vê-los felizes por mim. Eles também ficaram sem acreditar também, ficaram em choque, mas a ficha tá caindo e foi muito gratificante". 

Mikaela é uma das contempladas pelo programa Voe Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).

INÍCIO POR ACASO

O taekwondo entrou na vida da Mikaela meio que por acaso, no CT Fábio Marques, em Jardim Limoeiro, em Serra. Ela começou na modalidade para ajudar a irmã, Millena. Depois, a irmã parou e ela ficou.

Foto: @CBTKD
Mikaela convocada para a seleção brasileira

"O taekwondo entrou na minha vida de fora inesperada. Eu entrei pra ajudar minha irmã, eu acabei ficando e ela acabou saindo. Antes do taekwondo, eu fiz balé, fiz natação, só que foram esportes que eu gostava muito, mas não me enchiam os olhos. O taekwondo, com o tempo, acabou virando mais do que um esporte pra mim. Eu acabei gostando e decidi que era aquilo que eu queria pra mim", lembra.

Deu tão certo que Mikaela acumula conquistas expressivas na carreira, como o ouro no Grand Slam deste ano. E com apenas quatro meses de seleção brasileira, foi convocada para, em Paris, substituir Sandy Macedo, que se lesionou e que é uma das inspirações da lutadora capixaba, ao lado da ex-jogadora de futebol Formiga, recordista de participações em Copas do Mundo e duas vezes vice-campeã olímpica com a seleção brasileira. "Essas duas atletas, pra mim, são atletas sensacionais e com história de vida muito bonita".

ENCONTRO NA VILA OLÍMPICA

Com apenas 21 anos, Mikaela vai viver sua primeira experiência olímpica. E em meio aos melhores atletas do mundo, de várias modalidades, ela já sabe quem ela gostaria de encontrar em Paris para trocar uma ideia e, é claro, tirar fotos.

"Eu gostaria de encontrar a Rebeca Andrade. Acho ela uma atleta sensacional e gostaria muito de conhecê-la".

LISTA PODE AUMENTAR

Com a convocação de Mikaela Oliveira para a exibição das equipes mistas de taekwondo, o Espírito Santo tem agora seis representantes genuinamente confirmados na Olimpíada de Paris/2024.

Além dela, já carimbaram o passaporte o também lutador Pedro Alves, na mesma modalidade que Mikaela; a jogadora de beach handebol Patricia Scheppa, que também fará exibição em Paris; e as ginastas Déborah Medrado e Sofia Madeira, da seleção brasileira de conjunto de ginástica rítmica; e André Stein, que forma com o paraibano George a melhor dupla brasileira no ranking mundial de vôlei de praia.

Também vão representar o Estado nos Jogos Olímpicos o carioca Evandro e o paranaense Arthur Lanci, que foram dupla no vôlei de praia. A dupla treina em Vila Velha desde janeiro deste ano e ficou com a segunda vaga do País na modalidade.

A lista pode aumentar, já que o velocista Paulo André Camilo tem boas chances de confirmar sua vaga no revezamento 4x100m. O ex-BBB também busca vaga individual na prova dos 100m rasos e terá a chance de obter a classificação no Troféu Brasil de Atletismo, de 27 a 30 de junho, em São Paulo (SP). Para isso, precisa correr a distância abaixo do índice olímpico, que é de 10s00, o que seria a melhor marca da sua carreira.

LEIA TAMBÉM: Atleta chora e diz que ex-marido usa Olimpíadas para tirar guarda da filha

Pontos moeda