Esportes

Carateca de Serra ganha primeiro ouro do Brasil nos Jogos do Brics, na Rússia

As primeiras medalhas do Brasil nos Jogos do Brics, na Rússia, vieram das artes marciais, com destaque para uma carateca que mora e treina em Serra

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Célio Júnior
Nicole Mota no pódio com a medalha de ouro conquistada no caratê, categoria kata individual

As mulheres das artes marciais brilharam e conquistaram as primeiras medalhas da delegação brasileira nos Jogos do Brics, em Kazan, na Rússia. As atletas Nicole Mota, do caratê, e Priscila Rodrigues de Souza, do sambo, conquistaram as medalhas de ouro e bronze, respectivamente.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

A carateca paulista Nicole Helena, que treina e mora em Serra, disputou na modalidade kata individual com adversárias chinesas e garantiu o primeiro ouro do Brasil. Recentemente, a atleta ganhou também ouro no kata individual feminino nos Jogos Sul-Americanos.

“O sentimento de conquistar a primeira medalha de ouro para o Brasil é inexplicável. Estou muito feliz com essa conquista; foram adversárias muito fortes, na semifinal e final. É sempre uma honra representar o nosso país”, comemorou Nicole.

A conquista da carateca veio na sexta-feira (14). Realizados anualmente, os Jogos do Brics são organizados pelos países-membros do bloco Brichs, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e pelos recentemente incorporados Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Em 2025, será a vez de o Brasil receber a competição em território brasileiro.

"Me entreguei 100% em cada movimento e me despeço da Rússia com a medalha de ouro e uma sensação incrível de conseguir fazer o que, agora, eu sei que sou capaz. Escutar o Hino Nacional no lugar mais alto do pódio sempre será a melhor recompensa", completou Nicole, que também é treinadora do carateca capixaba Bruno Conde.

LEIA TAMBÉM: Richarlison visita governador e fala sobre projetos sociais no ES