Esportes

Cariacica é fogo! Torcida dá show e Botafogo assume a liderança do Brasileirão

Torcida do Botafogo dá show no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, e vê o time vencer o Grêmio por 2 a 1 e assumir a liderança do Brasileirão

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Vítor Silva/Botafogo
Artilheiro do Botafogo na temporada, com 18 gols, Júnior Santos comemora a vitória sobre o Grêmio

O Botafogo é o novo líder do Brasileirão. A primeira colocação veio neste domingo (16), com a vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, pela nona rodada da competição. Cuiabano e Júnior Santos marcaram os gols alvinegros e Gustavo Nunes fez o gol do tricolor gaúcho.

Com o resultado em Cariacica, o Fogão chegou aos 19 pontos e é líder isolado, com um ponto a mais do que Flamengo e Bahia.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

Grêmio e Botafogo chegaram a um acordo para fazer os dois jogos do Brasileirão em campo neutro. Mandante do jogo deste domingo, o Grêmio escolheu Cariacica devido à logística, já que na rodada passada jogou no Rio contra o Flamengo.

Foto: Vítor Silva/Botafogo
Torcida do Botafogo foi maioria no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, e fez um lindo mosaico

Apesar do time gaúcho ser o mandante nesta noite, quem se sentiu em casa foi o Botafogo, que teve a grande maioria da torcida. Até um lindo mosaico foi exibido pela torcida botafoguense, que fez festa do início ao fim.

LEIA TAMBÉM: Amigos viajam três dias de carro para torcer pelo Grêmio no Kleber Andrade

Foi a terceira vitória consecutiva do Botafogo no Brasileirão. Autor do segundo go, o atacante Júnior Santos destacou o crescimento do time

"Momento crucial. O Botafogo vem vencendo. Brigamos ano passado e este ano estamos fazendo uma boa campanha. O grupo está unido. Temos que continuar com os pés no chão, que nosso grupo é muito bom", avaliou Júnior Santos.

O artilheiro dedicou o gol e a vitória ao colega de time Tiquinho, que foi liberado pelo clube devido à morte do pai.

"Torcida fez uma grande festa hoje. Nosso amigo, Tiquinho, perdeu o pai dele. Esse gol é para ele. Hoje, ao meio dia, também recebi a notícia que a avó dos meus filhos faleceu. Então esse gol dedico ao pai de um amigo e aos meus filhos. Sei o que é perder um ente querido. Diante dessa vitória, dedico meu gol a eles. Muitas vezes passamos por muita coisa. As pessoas fazem cachota, nos batem nas redes sociais, mas a vida nos dá uma pancada mais dura. O Tiquinho é um vencedor. Não é quanto você suporta apanhar, mas sim você levantar depois disso. Dedico esse gol e a vitória a eles".

COMO FOI O JOGO

Mesmo sem Jeffinho, machucado; Savarino, treinando com a seleção venezuelana para a Copa América; e Tiquinho Soares, liberado por causa da morte de seu pai, o técnico Artur Jorge prometeu um Botafogo ofensivo. E foi assim que o time abriu o placar.

Logo aos nove minutos, quando já tinha criado outras duas oportunidades, o Fogão fez 1 a 0 com Cuiabano, aproveitando belo passe de Marlon Freiras. Revelado pelo Grêmio, o lateral não comemorou o gol.

Só que o Grêmio reagiu e empatou. Aos 21, o árbitro deu vantagem e Gustavinho pegou a sobra após Lucas Halter não conseguir afastar a bola para deixar tudo igual. O Botafogo reclamou de impedimento de JP Galvão, que saiu da bola e não participou do lance: 1 a 1.

O Botafogo voltou para a etapa final com o atacante Yarlen na vaga do volante Gregore. E precisou de poucos minutos para retomar o comando do marcador. Aos 11 minutos, lindo passe de Luiz Henrique e belo gol do artilheiro Júnior Santos, que chegou a 18 gols na temporada.

Com contrato renovado até dezembro de 2027, o atacante ainda deu uma zagueiro e impediu o gol do empate do Grêmio após cabeçada de Gustavo Martins. Logo depois, quem salvou em cima da linha foi o goleiro John, voando em cabeçada de Cristaldo.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 1 x 2 BOTAFOGO

GRÊMIO: Caíque; Fábio, Geromel, Gustavo Martins e Mayk; Carballo (Edenílson), Dodi (Du Queiroz) e Cristaldo (Nathan); Gustavinho, Pavón (Nathan Fernandes) e JP Galvão (Galdino). Técnico: Renato Gaúcho.

BOTAFOGO: John; Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Cuiabano; Gregore (Yarlen), Marlon Freitas, Tchê Tchê (Eduardo) e Óscar Romero (Diego Hernández); Luiz Henrique (Danilo Barbosa) e Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge.

GOLS: Cuiabano, aos 9, e Gustavinho, aos 21 minutos do primeiro tempo; Júnior Santos, aos 11 do segundo.

ÁRBITRO: Paulo César Zanovelli (MG).

RENDA: não disponível.

PÚBLICO: 15.595 presentes.

LOCAL: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica