Esportes

Esquiva perde para Hebert Conceição em duelo de medalhistas olímpicos

Capixaba Esquiva Falcão perdeu para o baiano Hebert Conceição em decisão unânime dos jurados em luta preliminar do evento de despedida de Anderson Silva

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Spaten Fight Night

Depois de meses de treta pelas redes sociais, os medalhistas olímpicos Esquiva Falcão e Hebert Conceição finalmente resolveram a polêmica no ringue. Melhor para o baiano Hebert Conceição, que venceu o capixaba por pontos, após 10 assaltos, na noite de sábado (15), em São Paulo, durante evento do Spaten Fight Night, que marcou a despedida do lutador Anderson Silva.

Os três jurados foram unânimes e apontaram 97-93, 97-92 e 98-91 a favor do boxeador baiano, que conquistou o título brasileiro dos supermédios.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

A luta reuniu pela primeira vez dois medalhistas olímpicos brasileiros no ringue. Hebert foi ouro na Olimpíada de Tóquio/2020, disputada em 2021, enquanto Esquiva foi prata em Londres/2012 — mesma edição em que seu irmão Yamaguchi Falcão conquistou medalha de bronze.

Logo após o anúncio oficial do resultado, os dois rivais conversaram rapidamente, ainda no ringue. Na sequência, com o microfone aberto, o campeão olímpico Hebert Conceição desabafou e cobrou "mais respeito" do capixaba.

"Tá aqui o resultado! Eu sou o campeão e ele (Esquiva) tem que respeitar todos os atletas brasileiros e parar de falar bobagem na internet", disparou Conceição.

LEIA TAMBÉM: Invencível! Laécio Nunes conquista 59ª vitória na carreira

COMO FOI A LUTA

Esquiva e Hebert passaram os últimos meses trocando farpas pelas redes sociais. O baiano chegou a chamar o capixaba de mentiroso e afirmou que ninguém no mundo do boxe gosta dele. Esquiva se defendeu e disse que, apesar de respeitar a carreira de Hebert, não o respeita como pessoa.

Foto: Divulgação/Spaten Fight Night

No ringue, Hebert pareceu estar em melhor forma física e teve a iniciativa da luta. Esquiva procurou se superar, mas não conseguiu se manter em ritmo forte durante todo o tempo. Um dos poucos momentos de maior intensidade ocorreu no quarto assalto, quando Hebert pressionou e pareceu ter a chance de mandar o adversário para a lona, mas Esquiva se recuperou no combate.

Com a derrota, Esquiva deve cair no ranking do Conselho Mundial de Boxe (CMB), do qual aparece em 12º lugar, enquanto Hebert deverá surgir na classificação no próximo mês.

Esquiva, de 34 anos, soma 30 vitórias (20 nocautes) e duas derrotas. O lutador capixaba chegou a disputar o título mundial dos médios, mas perdeu para o alemão Vincenzo Gualtieri, por pontos, após 12 assaltos, no ano passado. O baiano Hebert, de 26 anos, tem agora seis lutas como profissional, com três nocautes.

*Com informações do Estadão Conteúdo.