O estádio Kleber Andrade, em Cariacica, será palco do jogo Grêmio x Botafogo, no dia 16 de junho, às 18h30, pela nona rodada do Brasileirão. A partida tem mando de campo do clube gaúcho, que chegou a um acordo com o Fogão para que os dois jogos entre as equipes pelo Brasileirão ocorram em campo neutro — a partida entre ambos, pelo returno, no dia 29 de setembro, será no Mané Garrincha, em Brasília (DF).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Trata-se do primeiro acordo relativo a mando de campo que o Grêmio consegue firmar com algum clube com base na brecha aberta pela CBF na reunião do Conselho Técnico do dia 27 de maio. A situação acontece pela impossibilidade de o Grêmio jogar no seu estádio, a Arena do Grêmio, devido aos danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
A confirmação da partida foi dada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que postou o acerto em sua conta no X (antigo Twitter) na manhã desta sexta-feira (7) — o estádio Kleber Andrade pertence ao Governo do Estado.
“Preparem a torcida! No domingo, dia 16, às 18h30, tem Grêmio x Botafogo pelo Brasileirão, no Kleber Andrade, em Cariacica. Nossos investimentos fazem do Espírito Santo uma referência para receber grandes competições”, escreveu Casagrande.
Ainda falta a CBF publicar a alteração de forma oficial na tabela do Brasileirão. Porém, os dois clubes já entraram em acordo. Nos próximos dias, serão divulgadas as informações sobre venda dos ingressos.
HISTÓRICO NO KLEBER ANDRADE
Esta será apenas a segunda vez que o Grêmio joga uma partida oficial no estádio Kleber Andrade. A primeira foi um empate em 0 a 0 com o Fluminense, pelo Brasileirão de 1995.
Já o Botafogo é figurinha repetida em Cariacica com mais frequência. Na última vez em que jogou no estádio, por sinal, o Fogão fez história e goleou o Brasiliense por 7 a 1, no dia 15 de março de 2023, pela Copa do Brasil. Tiquinho Soares foi o destaque da partida, com três gols.