Esportes

Medalhista olímpico lança evento de boxe profissional inédito em Vitória

Falcão Fight acontece no dia 22 de junho, em Vitória, com seis lutas de boxe profissional, oito lutas amadoras e entrada com 1kg de alimento não-perecível

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Jairo Smuller/Falcão Fight
Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres/2012, Yamaguchi vai atuar como promotor de lutas

O verdadeiro boxe profissional. É desta forma que o medalhista olímpico e agora promotor de eventos Yamaguchi Falcão trata a primeira edição do "Falcão Fight", evento inédito de boxe que vai acontecer no dia 22 de junho, na sede da Associação dos Médicos do Espírito Santo (AMES), em Bento Ferreira, Vitória.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

O lançamento oficial aconteceu nesta quinta-feira (6), num hotel em Vitória. Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres/2012 — mesma edição na qual seu irmão Esquiva Falcão conquistou a prata —, Yamaguchi estava afastado dos ringues desde abril do ano passado, quando perdeu a disputa do cinturão mundial da Associação Mundial de Boxe (WBA) para o cubano David Morrell, atual campeão dos supermédios (até 76,2 kg).

O retorno acontece em grande estilo, mesmo que, por enquanto, ainda do lado de fora do ringue. 

Animado e sem papas na língua, Yamaguchi fez questão de ressaltar que a competição que leva o seu sobrenome tem "lutadores reais", dando uma cutucada  nos eventos da moda que reúnem lutadores e influenciadores, casos do Fight Music Show, por exemplo.

"Olha, eu acho bacana youtubers e influencers vindo pro mundo do boxe. São grandes oportunidades que estão surgindo para o nosso esporte, que tem crescido bastante. Mas o 'Falcão Fight' traz lutas reais, lutas de verdade. Essa é a grande diferença. Nossos atletas serão vistos por grandes empresas que promovem eventos em todo o mundo", comparou Yamaguchi.

Também organizadora do evento, a empresária Natália Arantes destaca que o "Falcão Fight" tem a chancela do Conselho Nacional de Boxe (CNB), o que torna o evento o primeiro no Espírito Santo tendo suas lutas reconhecidas mundialmente.

"Iremos ter o primeiro evento de boxe profissional da história do Espírito Santo. E desta forma, Vitória entra no cenário nacional, como também segue sendo uma capital que valoriza o esporte e traz o boxe capixaba para o cenário nacional e mundial."

IRMÃOS CALÇAM AS LUVAS

Yamaguchi Falcão está nos bastidores do evento, atuando como promotor. Mas "convocou" dois outros integrantes do clã Falcão para calçarem as luvas.

Foto: Jairo Smuller/Falcão Fight
Luciano Falcão com o cinturão de campeão

Um deles é Luciano Falcão, 25 anos, dono do cinturão brasileiro da categoria cruzador (até 90,7kg) do Conselho Nacional de Boxe (CNB). Ex-jogador de futebol, ele se encontrou mesmo foi dentro do ringue, seguindo os passos os irmãos mais velhos, Yamaguchi e Esquiva.

"O Brasil em si é muito carente de esporte e dão atenção para apenas uma modalidade, que é o futebol. Eu acredito que os lutadores têm que fazer a sua parte, divulgar ao máximo o evento como está sendo divulgado. O boxe no Brasil é muito carente, tem que ter um campeão do mundo para que as pessoas possam dar valor. Mas o Falcão Fight está vindo aí! É o pontapé inicial não só para crescer o boxe aqui no Espírito Santo, mas no Brasil todo. E com certeza teremos atletas daqui lutando nos Estados Unidos e em outros países", afirmou Luciano, o "Urso".

Luciano Falcão encabeça o card profissional da competição e vai encarar o paulsita Marcos "Hulk" Sebastião.

Outro integrante da família no evento é Yuri Falcão, medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023. O capixaba de 21 anos foi titular da seleção brasileira até o início do ano e estava buscando vaga nos Jogos Olímpicos de Paris/2024, mas acabou ficando de fora antes da última seletiva.

Yuri Falcão vai enfrentar Márcio Greick em uma das principais lutas do evento, prevista para o card amador.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

A pesagem oficial do Falcão Fight acontece no dia 21 de junho, às 13 horas, no Five Sport Bar, no Shopping Vitória. Já as lutas serão realizadas no dia 22, a partir das 16 horas, na sede da Associação dos Médicos do Espírito Santo (AMES), em Bento Ferreira, Vitória.

A entrada é solidária, com 1kg de alimento não-perecível. O montante será doado para instituições de caridade.

CONFIRA O CARD DO FALCÃO FIGHT

CARD PROFISSIONAL
Luciano "Urso" Falcão x Marcos "Hulk" Sebastião
Isabella "Bela" Moyses x Daiane Vieira
Vinícius Barros x Thiago Ferreira
Wagner "Mutante" Lira x Isac de Amaral
Felipe Martins x Tarsis Satina
Cleber "Pezão" x Diego de Oliveira
CARD AMADOR
Yuri Falcão x Márcio Greick
Leonardo Lima x Cássio Aguiar
João Félix x Altair Júnior
Caik Mathias x Davi Monteiro
Lucas Lima x Lucas Pereira
David Teodoro x Uindson Silva
Henrique Gonçalves x Alan Porfírio
Tatiani da Vitória x Rayani Ribeiro

LEIA TAMBÉM: Melhor time do Brasil de futebol soçaite é do Espírito Santo; saiba quem é

Pontos moeda