Esportes

Surfista capixaba vai competir entre os melhores do mundo

O capixaba Alexandre Escobar acaba de fazer história ao conquistar o título inédito de campeão sul-americano e se classificar para o Circuito Mundial

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/WSL
Alexandre Escobar comemora a conquista do título sul-americano em Trujillo, no Peru

Um sonho de 10 anos de duração finalmente virou realidade para o surfista capixaba Alexandre Escobar. Tricampeão estadual e campeão brasileiro open de longboard, ele acaba de fazer história ao conquistar o título inédito de campeão sul-americano.

Com a conquista, o capixaba de Jacaraípe, Serra, garantiu a sua participação no Circuito Mundial de Longboard da Liga Mundial de Surfe (WSL), que começa já em julho, na Austrália. Ou seja, a partir de agora, ele vai surfar com os melhores do mundo da modalidade.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

"Depois de tanta luta, de muitos anos, veio o primeiro título profissional na carreira título internacional. Eu tô muito feliz e realizado e, agora, mais animado ainda com a entrada para o Circuito Mundial! Estar entre os 16 melhores do mundo vai ser um sonho", comemorou Escobar, 28 anos.

O surfista conquistou o título na sexta-feira (21), em Trujillo, La Libertad, no norte do Peru, na disputa do evento Huachaco Pro Longboard.

“Deus tem feito planos incríveis esse ano na minha história e eu tenho muita gratidão a todos os meus patrocinadores, meus amigos e meu coach, que está aqui comigo. Estamos honrados, gratos, por toda a torcida local, os organizadores do campeonato e estou muito feliz. Essa vai pro Brasil, vai pra Jacaraípe, estou feliz demais galera”.
Foto: Divulgação/WSL

O título foi confirmado para Alexandre Escobar, quando seu principal concorrente, Jefson Silva, perdeu para o líder do ranking peruano, Joan Aponte, nas quartas de final. A derrota aconteceu na bateria anterior à do capixaba, que nem precisava se classificar, mas ele ganhou do chileno Rafael Cortez a última vaga para as semifinais do Huanchaco Longboard Pro.

“Estou ansioso demais para aproveitar essa oportunidade de estar entre os melhores do mundo. Eu sempre batalhei, busquei para chegar nesse patamar das melhores competições da sua modalidade e vai ser um sonho surfar em Bells Beach (Austrália)”, completou Escobar.

GRANDE FASE E FOCO EM MAIS UM TÍTULO

Escobar nem teve tempo para comemorar em casa com a família e os amigos. É que ele já foi direto para o Rio de Janeiro, onde segue vivo na disputa pelo título de campeão brasileiro profissional de longboard.

O capixaba é o atual terceiro colocado no ranking brasileiro e vive grande fase, com pódios seguidos nas últimas competições.

"Venho de uma sequência muito boa de resultados. São eventos seguidos, com dois terceiros lugares, um segundo lugar e um primeiro lugar, com um título internacional. Tô cansado, mas com mais um foco e objetivo de ser campeão brasileiro profissional", cravou Escobar.

LEIA TAMBÉM: Surfista Eric Grattz vence três categorias na Tríplice Coroa; veja os resultados

Pontos moeda