A Conmebol definiu nesta segunda-feira (3) os confrontos das oitavas de final e também o chaveamento total da fase de mata-mata da Libertadores. O sorteio, realizado em Luque, no Paraguai, apontou somente um confronto brasileiro já nas oitavas: Botafogo x Palmeiras.
Por ter feito melhor campanha, o Verdão faz o jogo de volta em casa. Quem passar pode enfrentar na fase seguinte o São Paulo, que pega o Nacional/URU nas oitavas de final.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
TEXTOR X LEILA PEREIRA
O início do mata-mata da Libertadores deve ter todos os seus holofotes para o confronto entre Botafogo e Palmeiras, times que brigaram pelo título do Brasileirão do ano passado e que também acumulam polêmicas recentes fora de campo.
O empresário americano John Textor, dono da SAF do Botafogo, levantou suspeitas sobre o título alviverde do Brasileirão de 2023 e ouviu críticas da presidente do Palmeiras, Leila Pereira. Os dois dirigentes vivem disputa judicial por declarações e críticas mútuas nos últimos meses.
O vencedor deste confronto terá pela frente o time que levar a melhor na série entre São Paulo e Nacional, do Uruguai. O tricolor paulista, que passou como líder do Grupo C, com 13 pontos, faz a partida de volta em casa.
FLAMENGO VOLTA À ALTITUDE DE LA PAZ
Do mesmo lado da chave, o Flamengo escapou de um confronto totalmente brasileiro, mas voltará à altitude de 3.600m de La Paz para enfrentar o Bolívar, time que enfrentou na fase de grupos.
As duas equipes estiveram no Grupo E e o time boliviano avançou em primeiro lugar, com 13 pontos, três a mais do que o rubro-negro. Nos dois jogos entre eles, o Bolívar venceu por 2 a 1, em casa, na terceira rodada da fase de grupos, e o Fla deu o troco com goleada por 4 a 0, no Maracanã, na quinta rodada, quando o time boliviano já estava classificado.
Quem avançar enfrenta, nas quartas de final, o vencedor do confronto entre Peñarol/URU e segundo lugar do Grupo C, o único ainda sem definição, mas que que pode ser The Strongest/BOL, Huachipato/CHI ou Grêmio.
FLUMINENSE, ATLÉTICO/MG E RIVER NO MESMO LADO
No outro lado da chave, o Fluminense, atual campeão, vai enfrentar nas quartas de final o segundo colocado do Grupo C, que pode ser The Strongest/BOL, Huachipato/CHI ou Grêmio.
A definição sai ainda nesta semana, com a realização dos dois jogos do Grêmio que foram adiados devido às enchentes no Rio Grande do Sul: contra Huachipato, nesta terça-feira (4), e Estudiantes/ARG, no sábado (8).
Já o Atlético/MG, que fez a segunda melhor campanha na fase de grupos, tem o San Lorenzo como adversário. O Galo, assim como o Fluminense, faz a partida de volta em casa. Caso os dois times brasileiros avancem, eles se enfrentam nas quartas de final.
No mesmo lado da chave está o River Plate/ARG. Dono da melhor campanha geral, o River tem um clássico argentino nas oitavas de final, já que vai enfrentar o Talleres/ARG, que foi o vice-líder do Grupo B (o mesmo do São Paulo).
A fase de mata-mata da Libertadores começa a partir de 14 de agosto, após a disputa da Copa América. A final deste ano será realizada em Buenos Aires, em estádio e data ainda a serem definidos pela Conmebol.
CONFIRA OS CONFRONTOS DAS OITAVAS DE FINAL DA LIBERTADORES:
San Lorenzo x Atlético/MG*
Fluminense x 2º Grupo C*
Talleres x River Plate*
Colo-Colo x Junior Barranquilla*
Nacional x São Paulo*
Botafogo x Palmeiras*
Penãrol x 1º Grupo C*
Flamengo x Bolívar*
(*) Times que fazem o jogo de volta em casa.