O futebol capixaba terá dois representantes no mata-mata do Campeonato Brasileiro da Série D 2022. Neste domingo (10), Real Noroeste e Nova Venécia garantiram a vaga na segunda fase da competição nacional com a derrota para a Inter de Limeira para o Pouso Alegre.
O time paulista, 5º colocado do grupo 6 com 17 pontos, era o único que ainda conseguiria alcançar o G4 e ameaçava de fato a vaga dos clubes capixabas. Porém, com a derrota diante do Pousão, que assumiu a liderança do grupo, a Inter não tem mais chances de entrar no grupo de classificação.
Esta será a primeira vez desde 2017 que dois times do Espírito Santo se classificam para a segunda fase da competição nacional. As últimas equipes a conseguirem atingir tal objetivo foram Desportiva e Espírito Santo (hoje inativo) no Brasileirão Série D 2017.
LEIA TAMBÉM: Corinthians vence o Flamengo, quebra tabu e vê Cássio celebrar 600 jogos
Vale ressaltar que as duas equipes já haviam conseguido o feito inédito de colocar dois representantes capixabas na segunda fase da Copa do Brasil nesta temporada.
Adversários
Os adversários de Real Noroeste e Nova Venécia ainda serão conhecidos após a disputa da última rodada da fase de grupos Série D 2022, disputada no próximo sábado, (18). Após a definição das posições finais das equipes dentro do grupo, os rivais vão sair de cruzamento com o grupo 5.
Na chave, Brasiliense se classificou na liderança, seguido por Anápolis e Costa Rica-MS. A última vaga será disputada na última rodada entre Operário VG e Ceilândia. O cruzamento será feito com os líderes dos grupos enfrentando o 4º colocado do outro, e os vice-líderes o 3º.
Copa Espírito Santo 2022
Antes de voltarem a campo pela 14ª e última rodada da fase de grupos da Série D, os times têm compromisso pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Espírito Santo 2022.
Merengues e venecianos se enfrentam na próxima quarta-feira, (10), no Estádio Zenor Pedrosa Rocha, em Nova Venécia. O primeiro jogo, o time de Águia Branca venceu por 1 a 0 e joga pelo empate para avançar às semifinais, enquanto o Leão do Norte precisa da vitória por dois ou mais gols de diferença para ficar com a vaga.
O triunfo por um gol de diferença dos donos da casa levam a decisão da classificação para os pênaltis.
LEIA TAMBÉM: Danilo Pimentel e Bruna Stolf vencem o Ironcruz Endurance Triathlon