Esportes

Botafogo assume a liderança do Brasileirão; Flamengo cai para terceiro

Botafogo vence Vitória/BA por 1 a 0 e se torna líder do Brasileirão pelos gols marcados, superando o Palmeiras. Confira detalhes da partida e a classificação atual

Redação Folha Vitória
Foto: Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo é o novo líder do Brasileirão. A equipe venceu o Vitória/BA por 1 a 0, no Barradão, em Salvador (BA), e fechou a 16ª rodada com os mesmos 33 pontos do Palmeiras e com o mesmo saldo de gols, porém, com mais gols marcados (27 contra 25).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A noite de quinta-feira mexeu com o topo da tabela. Com as vitórias de Botafogo e Palmeiras sobre Vitória/BA e Atlético-GO, respectivamente, e a derrota do Flamengo para o Fortaleza no Maracanã, o Fogão assumiu a liderança, seguido pelo Verdão. O Fla, por sua vez, caiu de primeiro para terceiro lugar, com 31 pontos.

Na próxima rodada, Botafogo e Palmeiras se enfrentam no Nilton Santos, na quarta-feira (17).

"Vamos fazer uma preparação de forma segura, capaz. Vamos pensar a melhor forma de contrariar esse Palmeiras, que é uma equipe muito boa. Tendo em conta aquilo que tem sido o desempenho desse Botafogo, seguramente não terá ninguém que ficará contente ou satisfeito de enfrentar essa equipe também", avaliou o técnico do Botafogo, Artur Jorge.

COMO FOI O JOGO

O triunfo botafoguense veio em noite de muita luta diante de um rival que batalhou até o fim pela igualdade. Mesmo com o ataque pouco aparecendo, o desperdício de um pênalti por Eduardo e a gigante pressão nos minutos finais, os alvinegros mostraram superação para festejar vitória fora de casa.

A lamentação ficou pelas lesões musculares de Luiz Henrique e Eduardo, além de um corte no supercílio de Gregore.

O apito inicial veio logo com um gigante susto. No primeiro minuto, Alerrandro apareceu livre para abrir o marcador, mas a arbitragem anotou falta do zagueiro Wagner Leonardo no goleiro John.

O Botafogo investia nos contragolpes, sempre bem armados por Luiz Henrique. Savarino parou no goleiro ao bater fraquinho. Quando crescia na partida, o time visitante perdeu seu principal jogador, machucado. A chuva veio forte para ser adversário a mais.

LEIA TAMBÉM: Zubeldía discute com repórter após derrota para o Atlético-MG

MAIS OUSADIA NO SEGUNDO TEMPO

A etapa final começou com o Botafogo mais ousado e buscando o gol da liderança. Ficou no quase com Júnior Santos e viu Savarino chegar atrasado logo depois. Aos 7 minutos, Alerrandro tentou ajudar na marcação e derrubou Gregore. O árbitro nada deu, mas o auxiliar alertou sobre a falta. Após confirmação do VAR, o pênalti acabou anotado.

Eduardo ajeitou com carinho, mas mandou longe ao buscar o ângulo de Lucas Arcanjo. Além do erro, ainda sentiu lesão muscular na coxa, caindo e sentindo muitas dores. Após longo atendimento, acabou substituído por Tchê Tchê.

Em seu primeiro lance, o volante escolhido por Artur Jorge para a vaga de Eduardo roubou a bola de Willean Lepo, avançou e bateu rasteiro. Lucas Arcanjo espalmou, mas Savarino, livre, apenas mandou às redes no rebote. Tchê Tchê teve chance de ampliar, mas bateu sem força nem precisão.

Foto: Vítor Silva/Botafogo
Savarino comemora após fazer o gol da vitória do Botafogo, fora de casa, sobre o Vitória/BA

Thiago Carpini abriu o Vitória/BA na busca pelo empate. Esbarrou, contudo, em um firme goleiro John. O Botafogo passou enorme sufoco no fim, viu seu goleiro salvar em cabeçada de Wagner Leonardo e a bola de Jean Mota explodir no travessão nos minutos finais. 

FICHA TÉCNICA

VITÓRIA 0 x 1 BOTAFOGO

VITÓRIA - Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Willean Lepo, Wagner Leonardo e PK (Janderson); Luan Vinícius (Zé Hugo), Willian Oliveira (Jean Mota) e Léo Naldi (Fábio Soares); Matheusinho, Estevão e Alerrandro (Everaldo). Técnico: Thiago Carpini.

BOTAFOGO - John; Mateo Ponte (Damián Suárez), Lucas Halter, Alexander Barboza e Marçal; Gregore, Marlon Freitas (Diego Hernández), Luiz Henrique (Óscar Romero) e Savarino; Eduardo (Tchê Tchê) e Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge.

GOL - Savarino, aos 16 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Eduardo, Diego Hernández e Mateo Ponte (Botafogo) e Muriel (no banco de reservas) e Janderson (Vitória).

ÁRBITRO - Ramon Abatti Abel (SC).

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Barradão, em Salvador (BA).

Pontos moeda