Esportes

Brasil decide com a Letônia a vaga nos Jogos de Paris-2024

Capixaba Didi tem boa atuação e ajuda a seleção brasileira de basquete a chegar à final do Pré-Olímpico, que acontece neste domingo

Redação Folha Vitória
Foto: FIBA

A seleção brasileira masculina de basquete venceu Filipinas por 71 a 60, neste sábado (6), pelas semifinais do torneio Pré-Olímpico em Riga, na Letônia, e se garantiu na decisão da competição.

A vitória só foi confirmada graças a uma reação a partir do intervalo. Com uma atuação consistente da defesa e boa participação do capixaba Didi, o Brasil avançou para decidir o Pré-Olímpico no domingo (7), contra a Letônia, que venceu Camarões por 72 a 69 na outra semifinal. Quem vencer estará classificado para a Olimpíada de Paris-2024.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O destaque, mais uma vez, foi Bruno Caboclo, que anotou um duplo duplo: 15 pontos e 11 rebotes, além de dois tocos e três bloqueios. Didi teve a sua melhor atuação, com 23 minutos em quadra, três pontos e quatro rebotes.

"Chegamos a mais uma final de Pré-Olímpico e estamos a 40 minutos de Paris. Pré-Olímpico é diferente de treinar um clube. O atleta que entra bem segue em quadra. Não há outro dia. Didi e Georginho foram muito bem hoje e nos colocaram na final junto da nossa defesa e união em quadra, com Caboclo e Huertas ofensivamente", elogiou o técnico da seleção brasileira, Aleksandar Petrovic.

COMO FOI O JOGO

Após um bom começo de partida, o Brasil encontrou dificuldades para superar a boa marcação de Filipinas. A ansiedade no momento de arriscar os arremessos fez com a equipe brasileira permitisse a reação do adversário, que não só virou o duelo, como ainda ganhou boa margem de pontos.

No segundo quarto, o Brasil melhorou, conseguiu achar espaços e neutralizar a transição das Filipinas. Marcelinho Huertas comandou o time nos momentos de maior tensão ajudando a seleção a fechar o segundo quarto com apenas seis pontos de desvantagem (27 a 33).

A seleção voltou mais atenta no terceiro período e fez 13 pontos sem que os filipinos conseguissem movimentar o marcador. Filipinas só foi anotar os seus primeiros pontos faltando quatro minutos para o término do terceiro quarto. Com a pontaria calibrada, a seleção brasileira fechou o período com 51 a 39 a favor.

Na última etapa do duelo, Filipinas voltou com tudo, diminuiu a desvantagem para sete pontos, mas não conseguiu abalar a confiança dos brasileiros.

LEIA TAMBÉM: Promessa do futebol americano morre em acidente de carro aos 24 anos