Esportes

Conheça as 10 maiores esperanças de medalhas para o Brasil em Paris

Veja a lista com os 10 atletas brasileiros com mais chances de subirem ao pódio na Olimpíada de Paris-2024, que começam em menos de duas semanas

Foto: Miriam Jeske/COB

A menos de duas semanas do início da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, o Folha Vitória preparou um levantamento de alguns atletas brasileiros que estarão competindo em Paris e que são as principais esperanças de medalha para o Brasil na competição. 

Na lista, estão campeãs olímpicas, medalhistas em outras edições e atletas que lideram o ranking mundial em suas categorias.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

CONHEÇA OS FAVORITOS:

Rebeca Andrade (ginasta artística)

Foto: Miriam Jeske/COB

Após ter conseguido ouro no salto e prata no individual geral em Tóquio-2021, Rebeca chega a Paris como umas das favoritas a conseguir novamente o ouro no salto, e tendo a chance de medalha em todas os demais aparelhos, além da classificação individual geral. A briga será com a lenda americana Simone Biles.

No último Mundial de Ginástica, Rebeca conquistou cinco medalhas, incluindo as em equipe. 

Bia Ferreira (boxe)

Foto: Reprodução/IBA Boxing Agência Brasil

A melhor boxeadora do mundo na atualidade é brasileira! Bia Ferreira vive um momento insano na sua carreira.

Ela conquistou as medalhas de ouro no Pan de Santiago/2023 e no Mundial de 2023. Recentemente, ela também conquistou o cinturão mundial profissional na categoria peso-leve! Medalhista de prata na Olimpíada de Tóquio-2021, desta vez, Bia chega ainda mais favorita ao ouro em Paris. 

Isaquias Queiroz (canoagem)

Foto: Jonne Roriz/COB

Campeão olímpico nos Jogos de Tóquio-2021, Isaquias Queiroz poderá se tornar, em Paris, o maior medalhista brasileiro da história olímpica. Para isso precisa vencer as duas categorias que competir.

No Rio-2016, Isaquias fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a conquistar três medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos, com duas pratas e um bronze. Já em Tóquio-2021, o canoísta chegou ao ouro olímpico.

Marcus D’Almeida (tiro com arco)

Foto: Alexandre Loureiro/COB

Marcus Vinícius D'Almeida é o primeiro brasileiro a liderar o ranking mundial de tiro com arco na história. Líder do ranking mundial e campeão mundial, ele caminha para tentar buscar o ouro em Paris.

O arqueiro vai a sua terceira Olimpíada. Caiu na primeira fase com a equipe no Rio-2016 e foi até as oitavas de final nos Jogos de Tóquio-2021, melhor resultado de um brasileiro na modalidade.

Alison “Piu” dos Santos (400m com barreiras)

Foto: Reprodução/Twitter @rafael kuster

Alison dos Santos, o Piu, é um dos grandes nomes do atletismo mundial na atualidade. Após ter conquistado a medalha de bronze em Tóquio-2021, Piu subiu ainda mais de nível e chega como um dos três principais favoritos ao ouro em Paris na prova dos 400m com barreiras, junto com o americano Rai Benjamin e o norueguês Karsten Warholm.

Foi campeão mundial da prova em 2022, passou por um período de recuperação de lesão em 2023 e voltou voando em 2024.

Ana Patrícia e Duda (vôlei de praia)

Foto: Divulgação/FIVB
Duda e Ana Patrícia formam a dupla número 1 do ranking mundial de vôlei de praia

Ana Patrícia e Duda formam a dupla que lidera o ranking mundial de vôlei de praia. Elas venceram quatro das últimas seis etapas do Elite 16 e ficaram em segundo lugar no Mundial 2023.

Ambas estiveram nos Jogos de Tóquio-2021. Separadas, terminaram os Jogos Olímpicos fora do pódio. Duda jogou com Ágatha e ficou em oitavo lugar. Ana Patrícia, por sua vez, terminou na quinta colocação atuando ao lado de Rebecca.

Gabriel Medina (surfe)

Foto: Miriam Jeske/COB

O tricampeão mundial de surfe Gabriel Medina tem o favoritismo nas ondas de Teahupoo, no Tahiti, local da competição olímpica da modalidade.

Medina estará pela segunda vez nos Jogos Olímpicos. Em Tóquio-2021, o surfista terminou com a quarta colocação, ficando muito próximo do pódio. O campeão olímpico foi o também brasileiro Ítalo Ferreira. Em Paris-2021, além de Gabriel Medina, outros favoritos ao pódio são  John John Florence, Griffin Colapinto, Jack Robinson, Ethan Ewing e os brasileiros Filipe Toledo e João Chianca.

Rayssa Leal (skate street)

Foto: Alexandre Loureiro/COB

A "Fadinha" como é conhecida, é uma das principais esperanças brasileiras para a conquista do ouro nas provas do skate em Paris. Pra não dizer certeza! Rayssa tenta superar em Paris-2024 sua impressionante medalha de prata conquistada em Tóquio-2021, quando tinha apenas 13 anos de idade.

Hoje com 16 anos, ela é terceira colocada no ranking das melhores skatistas do mundo e conta excelentes resultados nas principais competições da modalidade street.

Ana Marcela Cunha (maratona aquática)

Foto: Julio Cesar Guimarães/COB

Ana Marcela Cunha é considerada uma das melhores atletas da modalidade de todos os tempos. Campeã do prêmio de maior nadadora de águas abertas do mundo por seis vezes (2010, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019, sagrou-se campeã olímpica nos Jogos de Tóquio-2021, ao vencer a maratona aquática de 10km.

Recuperada da cirurgia no ombro esquerdo que fez em 2022, a nadadora segue rumo aos Jogos Olímpicos de Paris-2024, onde pode se tornar a primeira brasileira bicampeã em maratonas aquáticas.

Seleção feminina de vôlei

Foto: Divulgação/FIVB

Atual vice-campeã olímpica, a seleção brasileira feminina de vôlei é candidatíssima a uma medalha nos Jogos de Paris-2024. O time mostrou sua força na Liga das Nações, sendo a primeira equipe da história da competição a passar pela fase de classificação de forma invicta. Acabou derrotada pelo Japão na semifinal.

Em Paris-2024, o Brasil vai reencontrar o Japão na primeira fase. Ambos estão no Grupo B, junto com a França, dona da casa, e a Alemanha. Uma chave difícil, mas que tem a seleção brasileira como uma das potências.

VEJA TAMBÉM: Quem são os capixabas que estarão nos bastidores na Olimpíada de Paris-2024