Com uma atuação brilhante, a seleção brasileira feminina de handebol abriu a sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris com uma contundente vitória sobre a Espanha por 29 a 18, nesta quinta-feira (25), na Arena 6.
Foi a primeira equipe de modalidade coletiva do Brasil a entrar em ação na Olimpíada.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!
CAPIXABA ASSISTE À ESTREIA DO LADO DE FORA DA QUADRA
A seleção brasileira feminina de handebol conta com a ponta capixaba Ana Claudia Bolzan.
No entanto, ela foi convocada como suplente, o que significa que ela participa dos treinos, mas só pode ser relacionada para as partidas caso alguma outra jogadora se lesione e seja cortada.
BRASIL NO GRUPO DA MORTE
O resultado ganha ainda mais importância pelo fato de a equipe brasileira estar no considerado “grupo da morte“.
Destaque do jogo, a goleira Gabi Moreschi comandou o time em quadra e terminou o jogo com 14 defesas. Já Bruna e Patrícia finalizaram o confronto como as goleadoras do Brasil: cada uma fez seis gols.
“Estou muito feliz. É meu sonho virando realidade. Quando temos um sonho é mais fácil de jogar feliz, jogar leve. E deu tudo certo. Quero agradecer a todos que estão assistindo, é importante a visibilidade do handebol nessa Olimpíada. Esse suporte que vem de vocês é muito importante para nós”, afirmou Gabi.
VEJA TAMBÉM: Conheça os capixabas que vão competir nas Olimpíadas de Paris
QUEBRA DE TABU
Uma das favoritas a passar de fase juntamente com a Holanda e a França, as espanholas sempre foram rivais complicadas. A última vitória das brasileiras sobre a Espanha em competições oficiais foi há 10 anos. O resultado marcou ainda o primeiro triunfo do Brasil sobre a Espanha em Jogos Olímpicos e Mundiais.
A seleção brasileira busca uma medalha olímpica inédita. Até aqui, os melhores resultados foram em Londres 2012 e na Rio 2016, quando o Brasil acabou chegando até as quartas de final.
“Temos muitas coisas pela frente. Nosso grupo é muito forte e precisamos nos concentrar. Cada jogo é um jogo. Esse realmente precisamos celebrar, mas amanhã é outro dia. Foco”, apontou Tamires.
O Brasil volta à quadra com o handebol feminino no domingo (28), contra a Hungria, pela segunda rodada do Grupo B. Além desse jogo, a seleção ainda tem a missão de enfrentar França, dona da casa e atual campeã olímpica, a Holanda, campeã mundial em 2021, e Angola. Os quatro melhores de cada grupo avançam às quartas.
VEJA TAMBÉM: Agenda e onde assistir as disputas desta quinta-feira
COMO FOI O JOGO
No jogo, a Espanha até marcou o primeiro ponto, mas o ímpeto diante do Brasil esbarrou na brilhante atuação da goleira Gabi. Além das grandes atuações ela passou confiança para o time e manteve o nível durante toda a partida.
Apoiado por uma marcação eficiente, a equipe foi deslanchando. Com 10 minutos, a vantagem brasileira era de cinco gols no placar: 7 a 2. Lideradas por Bruna de Paula, a vantagem foi mantida até o final do primeiro tempo: 15 a 10.
No segundo tempo, quem esperava uma reação das espanhola ficou surpreso com o foco demonstrado pelo Brasil. Com gols de Larissa e Bruna de Paula, a vantagem logo aumentou para sete gols. A afobação das rivais facilitou o caminho para o Brasil consolidar a sua primeira vitória nesta campanha em Paris. O Brasil chegou a abrir dez pontos (26 a 16) e administrou a vantagem para garantir o seu primeiro triunfo.