Esportes

OPINIÃO | Flamengo já tem números de time campeão. Quem vai pará-lo?

O Flamengo já tem números de time campeão e é, após 14 rodadas, o principal favorito ao título. Não tem como duvidar disso

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

No Brasileirão de pontos corridos, há jogos que valem mais do que três pontos na tabela. A vitória do Flamengo por 4 a 2 sobre o Atlético/MG, fora de casa, foi uma delas. E vou explicar o porquê.

Primeiro, manteve a liderança rubro-negra na classificação. Aconteceu dentro da casa de um dos times que, no início da competição, era apontado como uma das potências do campeonato. Veio com o time titular desfalcado por convocações. Mostrou um domínio e uma segurança que poucas equipes têm conseguido mostrar nas partidas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O Flamengo já tem números de time campeão e é, após 14 rodadas, o principal favorito ao título. Não tem como duvidar disso.

Como comparação, o Palmeiras campeão de 2023 teve 70 pontos ao final do Brasileirão, com 61% de aproveitamento. O Flamengo de Tite, neste momento, tem 71% de aproveitamento, líder isolado com 30 pontos na tabela.

Duas outras equipes aparecem também com aproveitamento atual maior do que o do Palmeiras de 2023: Botafogo, vice-líder com 27 pontos e 64%, e o próprio Palmeiras, com 26 pontos e 66% (ainda joga pela 14ª rodada, nesta quinta-feira, contra o Grêmio).

OUTRA MÉTRICA DE CAMPEÃO

Avaliar o aproveitamento de pontos é uma métrica importantíssima para apontar a situação real do seu time na tabela do Brasileirão. Mas há um outro número que costuma ser decisivo, mas passa batido para muitos.

De uma forma geral, o time campeão costuma ser aquele que sofre menos derrotas no campeonato. Ou seja, quase não perde. Já ouviu aquela frase: "Ataque ganha jogos, defesa ganha campeonatos"? É por aí.

E o Flamengo atual é o time que menos perdeu no Brasileirão. Em 14 partidas, foram somente duas derrotas (para o Botafogo, por 2 a 0, em casa, e Juventude, por 2 a 1, fora de casa). Méritos para o técnico Tite, que conseguiu dar solidez defensiva a uma equipe que, no ataque, tem recursos de sobra para decidir partidas.

PRIMEIRO CANDIDATO A CRAQUE DO CAMPEONATO

Líder isolado, time com mais vitórias, equipe com menos derrotas, dono do melhor ataque. Além de tudo isso, o Flamengo também já tem o primeiro candidato a craque do Brasileirão.

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Pedro aceitou, enfim, o seu papel de principal protagonista do Flamengo. E tem feito muito bem a sua parte. É o artilheiro do campeonato, com seis gols (empatado com Vegetti), mas sua participação vai além dos gols. Ele segura a marcação, abre espaços e também dá assistências precisas para os companheiros, como aconteceu no segundo gol de Bruno Henrique contra o Atlético/MG.

Sinceramente, é difícil não ver um lugar na Seleção Brasileira para ele. Não estar numa lista de 23 jogadores é inexplicável.

TOQUES RÁPIDOS

— O Botafogo volta a se colocar entre os principais times do Brasileirão, assim como no ano passado. É um time vibrante, que vai ganhar muita qualidade com Allan e Almada no meio de campo. Olho no Fogão!

— Mano Menezes no Fluminense! Só o tempo dirá... 

— O Vasco ainda não tem um treinador, mas conseguiu respirar e abrir uma pequena distância para a zona de rebaixamento. E aí, fica com Paiva ou contrata um técnico?

A arbitragem no Brasileirão é um caos. Ninguém entende os critérios, até porque eles mudam de jogo pra jogo e, às vezes, até mesmo dentro de um mesmo jogo. Terrível!

LEIA TAMBÉM: Ronaldinho no Kleber Andrade: ingressos e craques confirmados


Pontos moeda