Esportes

Nova geração do atletismo capixaba já dá o que falar

Espírito Santo volta do Brasileiro Sub-18 em Aracaju com três medalhas na bagagem

Flávio Dias

Redação Folha Vitória

Eles são jovens e poderiam ter passado o fim de semana na praia, na quadra do bairro com os amigos ou mesmo estudando em casa para as próximas provas do colégio. Mas quem sonha com uma carreira de sucesso no esporte aprende cedo que precisa fazer sacrifícios em busca de medalhas, troféus, reconhecimento e uma oportunidade de mudar de vida graças ao esporte.

Foto: Divulgação
Vice-campeã brasileira, Yohana posa com o técnico Fernando Paes de Pontes

E é esse o caminho que o trio Yohana Caliari Gomes, Edimara Alves de Jesus e Davi Silva fez valer a pena no final de semana, na disputa do Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo em Aracaju, Sergipe.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No último dia de provas, domingo, 13, eles levaram a bandeira do Espírito Santo ao pódio.

Yohana é atleta do Clube de Atletismo do Espírito Santo (Caes), de Vitória, o mesmo clube do velocista e ex-BBB Paulo André Camilo. Ela foi medalha de prata no heptatlo, uma das provas mais exaustivas do atletismo. Ela liderou a disputa até a última etapa, quando foi ultrapassada na pontuação por Thaynara Alves, do AABLU.

“Eu gostei bastante das minhas marcas, fiz PB (melhor marca pessoal) em cinco das sete provas e isso mostra que estou no caminho certo e que os treinos estão progredindo”, comemorou a vice-campeã brasileira: “É uma responsabilidade muito grande representar o meu Estado e eu consegui a meta que eu queria, que era entrar no pódio. Foi muito bom”.

Foto: Divulgação
Edimara foi medalha de bronze no arremesso de peso

Direto de Itaúnas, Edimara superou o nervosismo para garantir a medalha de bronze na prova do arremesso de peso.

Ela alcançou a marca de 13,31m, ficando atrás da campeã, Vitória Barreto (14,90m), e da vice-campeã, Samanta Lopes (14,31m).

“Tô muito feliz com o resultado que eu fiz na prova, mas acho que dava pra melhorar bastante, porque fiquei bem nervosa no começo. Mas tô muito feliz e deu pra ver que os treinos estão no caminho certo”, contou Edimara, atleta da Escola Benônio Gouvêa.

Talento precoce

Foto: Lucas Dantas/CBAt
Davi na prova de marcha atlética de 10.000m

A delegação capixaba levou 18 atletas para o Campeonato Brasileiro. E o terceiro pódio foi de Davi Silva. Com 15 anos, ele competiu com jovens mais velhos, de uma categoria acima. No entanto, não sentiu a pressão e terminou com a medalha de prata na marcha atlética.


Atleta da Estação Conhecimento, na Serra, Davi completou os 10.000 metros em 55min13. O campeão foi João Bertoldi, com 53min45.

“Tenho 15 anos e fui medalha numa categoria acima da minha! Quero continuar conseguindo os meus objetivos pelo resto do ano, treinar, mês esforçar e no ano que vem vou voltar melhor pra ser campeão dessa prova!”, cravou Davi.

LEIA TAMBÉM: Capixaba faz sucesso no esporte paralímpico aos 47 anos